1- Leia o texto abaixo.
Qual a relação entre as palavras e as coisas? Rosa, por exemplo, é o nome de uma flor. Quando a flor morre, a palavra rosa continua existindo, nesse caso, a palavra fala de uma coisa inexistente, de uma idéia geral. Mas como isso acontece? O grande inspirador da questão foi o filósofo neoplatônico Porfírio (234-305, aproximadamente), em sua obra Isagoge. Esse problema filosófico gerou muitas disputas. Era a grande discussão sobre a existência ou não das idéias gerais. Isto é os chamados universais de Aristóteles, tal discussão ficou conhecida como a questão dos universais, isto é, da relação entre as coisas e seus conceitos, e envolvia problemas lingüísticos e gnosiológicos.
Na querelea dos universais, após discussão entre realistas e nominalista, Abelardo assume qual posição?
Escolha uma:
a. Do realismo moderado.
b. Do ceticismo.
c. Do nominalismo radical.
d. Do realismo.
Próximo
2- Moral e direito são criações da própria sociedade, isto é, ambos têm como finalidade a regulamentação das condutas humanas e as relações entre os homens. Podemos destacar elementos que aproximam essas duas esferas. Assinale a alternativa correta sobre a relação entre moral e direito:
Escolha uma:
a. Moral e direito não se relacionam. São duas esferas distintas que não se comunicam.
b. O caráter imperativo que permeia a moral e o direito se constitui como normas que devem ser seguidas por todos.
c. Tanto a moral quanto o direito são opressoras. As duas estabelecem limites radicais de pensamento e de ações para o ser humano.
d. A moral e o direito são, ambas, ligadas a uma ética religiosa, em qualquer circunstância.
Respostas
respondido por:
6
01) Resposta correta é A - do realismo moderado
respondido por:
1
questao 2) letra B o caráter imperativo que permeia cada uma delas, isto é, moral e direito se constituem como normas que devem ser seguidas por todos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás