• Matéria: Sociologia
  • Autor: alanispaes
  • Perguntado 8 anos atrás

Algumas questões são importantes para compreendermos o que seriam “normas sociais”. O primeiro passo é compreender que se trata de um fenômeno social que só existe em “comum acordo” entre os indivíduos de determinado grupo, por isso o adjetivo “social”. O segundo passo é compreender que sem elas seria impossível vivermos em sociedade.




As regras sociais são parte da convivência em sociedade. Alguns sociólogos as analisaram e chegaram a conclusões distintas. É correto afirmar que,

a. para Karl Marx, as normas sociais são fruto das ações e das intencionalidades dos indivíduos.
b. para Auguste Comte, as normas sociais são explícitas, pois, embora não estejam nas regras jurídicas, são seguidas pelo grupo social.
c. para Weber, as normas sociais são criadas por aqueles que têm poder e com o objetivo de manter as desigualdades existentes entre os dominados e os dominantes.
d. para Emile Durkheim, a sociedade só existe devido às regras sociais que padronizam, de certa forma, as condutas dos indivíduos, estando a serviço da ordem e do bem comum.

Respostas

respondido por: gabalano
11
letra D- para Emile Durkheim, a sociedade só existe devido às regras sociais que padronizam, de certa forma, as condutas dos indivíduos, estando a serviço da ordem e do bem comum.                 
Perguntas similares