O trecho texto a seguir trata do profissional exigido pela globalização e da visão de recursos humanos sobre como desenvolvê-lo.
O profissional globalizado e a aprendizagem permanente
É urgente compreender que a globalização exige um novo perfil do profissional, que vê a necessidade de se impor num mercado sem fronteiras, onde as economias substituem o trabalho humano pela supremacia da tecnologia, o que acaba gerando desemprego ou realocando trabalhadores para funções mais nobres.
Assim sendo, para garantirmos nossa sobrevivência, resta buscar ferramentas para transitar com mais tranquilidade por essa nova era, a era da empregabilidade. Também é vital ter em mente que além da reciclagem constante, do aprendizado de línguas, computador e especializações, está a consciência humana da aprendizagem permanente, que possibilita criar condições para aproveitar plenamente o potencial que cada um traz dentro de si.
A Gestão de Recursos Humanos tem um desafio muito grande pela frente, que é justamente a missão de empreender um ambiente organizacional motivado e preparado para adaptações rápidas com respostas positivas ao mercado global, mutante e misterioso. Na verdade, a gestão de Recursos humanos não poderá motivar ninguém, quero dizer que ela deverá agir em razão da automotivação, pessoal e intransferível, que é próprio de cada um.
A capacidade que cada ser humano tem de se entusiasmar com algo, independente de fatores externos, gera a própria transformação proporcionada pela automotivação e que deve ser trabalhada à exaustão pela Gestão de Recursos Humanos, através de treinamento e desenvolvimento, de forma que afete o comportamento do colaborador para que se entusiasme em buscar mais capacitação pela própria iniciativa.
É isto o que fará a grande diferença entre as empresas do futuro e desencadeará uma força que impulsionará tudo o que estiver pela frente, fortalecendo e fazendo crescer, a tudo e a todos.
Cada vez mais vale a recomendação: não basta acumular conhecimentos em uma única área para se manter no páreo no mercado de trabalho. Um bom profissional, hoje em dia, tem de entender de tudo um pouco. O mercado exige que seja especializado em sua área, mas que tenha uma visão generalista.
Um diploma universitário que já foi sinônimo de ótimos empregos no passado, hoje é só mais uma etapa do aprendizado de cada um. Línguas estrangeiras, informática, cursos de especialização constantes são requisitos fundamentais para uma boa colocação profissional.
É imperioso entender a necessidade que temos em assumir o controle de nossa própria carreira, desenvolvê-la e gerenciá-la, a fim de melhorarmos a nós mesmos, obtendo satisfação e prazer com o trabalho
Fonte: . Acesso em: 3 dez. 2016.
As opções apresentam possíveis características de um profissional globalizado.
I . Aprendizado de línguas e informática.
II. Motivação pessoal com as mudanças constantes.
III. Combinar especialização em uma área com visão generalista.
IV. Ter controle sobre a própria carreira de forma autônoma.
V. Manter-se em um mesmo emprego durante a vida.
São recomendadas pelo texto as opções:
Escolha uma:
a. Apenas I, II e III.
b. I, II, III e IV.
c. Apenas III e IV.
d. Apenas I, III e IV.
e. I, II, III, IV e V.
Respostas
respondido por:
67
I,II,III e IV é a resposta certa
eumesmo24:
Corretas : I, II, III e IV
respondido por:
22
Corretas: I,II,III e IV
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás