Os smartphones têm ficado cada vez mais leves e cheios de recursos. Eles se tornaram indispensáveis para a vida na sociedade em rede, tanto que quando, por acaso, os esquecemos em casa, parece que falta uma parte de nossos corpos. Observe a notícia a seguir e depois responda corretamente.
Smartphone passa PC e vira aparelho nº 1 para acessar internet no Brasil
Celular está em 80% das casas e PC, em 76,6%; dado do IBGE é de 2014.
Os smartphones ultrapassaram os computadores e se tornaram os aparelhos preferidos do brasileiro para se conectar à internet em 2014, mostra a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (6).
Os dados referentes a 2014 indicam ainda, pela primeira vez, que a internet chegou a mais da metade das casas brasileiras. 29,6 milhões das 36,8 milhões de casas conectadas dispõem de um telefone móvel para se conectar, o que representa 80,4% do total.
Até 2013, o posto de dispositivo queridinho dos brasileiros para acessar a rede era ocupado pelos computadores. Mas, em 2014, o jogo virou. Presentes em 76,6% das casas, esses aparelhos caíram para a segunda colocação.
Tablets e TVs inteligentes tinham, respectivamente, 21,9% (8,1 milhões) e 4,9% (1,8 milhões) dos domicílios ligados à internet. Para esse critério, o IBGE inclui na conta todos os aparelhos de uma residência para se conectar à internet. Por isso, a soma total das porcentagens parciais ultrapassa os 100%.
Há casas que utilizam apenas um desses dispositivos on-line. O número das que usam só celular ou tablet já superou a quantidade das que tinham só de PCs. Em 2013, os computadores eram responsáveis exclusivos por conexões em 42,4% das casas, enquanto celulares ou tablets respondiam pelo acesso em 11,5% do total.
[...] A guinada do brasileiro rumo a aparelhos móveis fez a banda larga móvel dar um salto. De 2013 a 2014, foram de 19,3% para 62,8% das casas conectadas. A banda larga fixa, que é o motor das redes Wi-Fi, também avançou e chegou a 71,9% das casas on-line.
Em alguns estados, a internet de alta velocidade móvel já está presente em mais casas do que a modalidade fixa. São todos os estados da região Norte, além de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Sergipe, Maranhão e Piauí.
O IBGE constatou ainda que a coexistência dos dois tipos de banda larga é observada em 35,5% dessas residências. Por outro lado, já em franco desuso, aparece a conexão discada, presente em 0,8% dos lares com acesso à internet.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2016.
Analisando a presença do smartphone na sociedade brasileira, julgue as afirmativas a seguir e depois indique a resposta correta:
I. Em 2014, pela 1ª vez, o celular ultrapassou o computador e se tornou o principal meio de acesso à internet no país.
II. No mesmo período, a banda larga chegou a 62,8% das casas conectadas, segundo a pesquisa.
III. A reportagem mostra ainda que a internet discada desapareceu dos lares brasileiros.
Está(ão) correta(s):
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa I.
b. As afirmativas II e III.
c. Apenas a afirmativa II.
d. As afirmativas I e II.
e. Apenas a afirmativa III.
WilliamValadares:
Resposta correta é a letra "D" as afirmativas I e II estao corretas
Respostas
respondido por:
11
RESPOSTA CORRETA:
Alternativa - D. As afirmativas I e II.
" I. Em 2014, pela 1ª vez, o celular ultrapassou o computador e se tornou o principal meio de acesso à internet no país.
II. No mesmo período, a banda larga chegou a 62,8% das casas conectadas, segundo a pesquisa. "
respondido por:
6
resposta certa : 1 e 2
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás