Respostas
A cultura sob a qual nós vivemos imprime valores e necessidades. A mídia influência na criação de “necessidades desnecessárias“. Aliada a isso, está a estratégia dos produtores de terem produtos com vida útil extremamente baixa, estimulando o consumo contínuo, pois o produto de melhor qualidade é sempre o que ainda está por vir. Como exemplo disso, posso citar as TVs de tubo, plasma, LCD, Led e agora 3D. A mídia nos faz acredicar que sempre tem uma melhor por vir e que a nossa está ultrapassada.
Entretanto, ainda de acordo com o psiquiatra, o preenchimento desse vazio existencial através do consumo desmedido é temporário, pois a sensação de prazer que se tem no ato de consumir é efêmera. Esse vazio, portanto, nunca se completa e as pessoas ficam cada vez mais desesperadas por um algo que preencha completamente, o que nunca acontece.
Quando a busca pelo prazer através do consumo chega a um estágio crítico, a pessoa passa a viver em função disso, em detrimento das outras questões de sua vida. Já é hora de pedir ajuda! Isso vale para qualquer tipo de consumo exagerado, tais como cigarro, comida, drogas ilícitas, internet, jogoou qualquer coisa que impeça a pessoa de manter uma relação de satisfação com os outros e com o mundo.