A poluição atmosférica há tempos já ultrapassa os limites recomendados pela organização Mundial de Saúde (OMS) em grandes capitais do país, como São Paulo de Rio se Janeiro. Leia o trecho de reportagem a seguir:
Nível de poluição do ar está acima do ideal em São Paulo e no Rio
As regiões metropolitanas do Brasil, como as de São Paulo e Rio de Janeiro, estão longe de respeitar os níveis de qualidade do ar recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre os poluentes que mais prejudicam a saúde, quase todas as estações medidoras passam dos limites. É o caso do material particulado fino (MP 2,5), uma poeira que penetra fundo no trato respiratório.
Todos os 27 aparelhos paulistas e fluminenses que monitoram esse poluente registram médias anuais acima do padrão (10 microgramas por metro cúbico). Não é muito diferente a realidade de outras substâncias prejudiciais, como o particulado mais espesso (MP 10) e o ozônio (O3). Há farta literatura médica mostrando sua relação com mortes prematuras por doenças cardiovasculares e respiratórias.
As substâncias danosas emitidas por veículos, indústria e construção civil não escolhem vítimas entre regiões ricas e pobres da metrópole. Em São Paulo, nem mesmo estações localizadas em bairros nobres como Cerqueira César, Cidade Universitária, Ibirapuera e Pinheiros escapam do mau resultado.
(...)Os padrões recomendados pela OMS constam de diretrizes publicadas dez anos atrás. A organização já iniciou um processo para revisá-los e torná-los ainda mais rigorosos, de modo a evitar os danos à saúde constatados em recentes estudos epidemiológicos.
No Brasil, porém, vigoram níveis máximos ainda mais antigos, estipulados pelo Conama há 25 anos. Só o Estado de São Paulo deu largada num processo para adequar-se de forma paulatina às recomendações da OMS de 2005 (...).
Disponível em: . Acesso em 01 nov. 2016.
Analisando a reportagem e de acordo com seus conhecimentos, julgue as afirmativas a seguir, em seguida indique a sequência correta:
I. O material particulado emitido pelos carros e indústrias são mais danosos às populações das regiões pobres da metrópole.
II. O uso de combustíveis renováveis, como o etanol, reduziria a emissão de gases poluentes.
III. Há na literatura científica relações entre o material particulado (MP) e doenças respiratórias.
IV. Ainda não devemos nos preocupar com a questão da poluição nas grandes metrópoles.
Estipulando V, para verdadeiro, e F, para falso, a classificação correta das afirmações é:
Escolha uma:
a. F-V-V-F
b. F-V-F-V
c. F-V-F-F
d. F-F-V-V
e. V-V-V-F
Respostas
respondido por:
54
reposta correta é = F V V F conferido pelo AVA
daianegs14:
certo
respondido por:
16
resposta certa : fvvf
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás