A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial e, também, ao estabelecer outras formas de preservação – como o Registro e o Inventário – além do Tombamento, instituído pelo Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, que é adequado, principalmente, à proteção de edificações, paisagens e conjuntos históricos urbanos. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
FONTE: BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. IPHAN/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Cultural; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Arqueológico; Patrimônio da Humanidade; Educação Patrimonial. Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218>. Acesso em: 5 dez. 2016.
Sobre o parágrafo acima, analise as afirmativas apresentadas:
1 - Os artigos 215 e 216, da Constituição Federal de 1988, servem para restringir a concepção de patrimônio cultural ao aspecto de materialidade dos bens considerados imóveis, tais como cidades históricas e museus.
2 - Os bens culturais de natureza imaterial se caracterizam pela manifestação cultural, pelo simbólico e se constituem da história de um povo.
3 - O tombamento se refere à conservação e à preservação de um bem de valor histórico legalmente protegido.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. As afirmações 2 e 3.
b. Apenas a afirmação 2.
c. Apenas a afirmação 1.
d. Apenas a afirmação 3.
Respostas
respondido por:
62
Afirmações 2 e 3 estão corretíssimas.
respondido por:
41
a. As afirmações 2 e 3.
sabrinakaah:
Corretas
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás