Respostas
Talvez a principal vantagem da Educação a Distância seja a flexibilidade de horários que essa forma de ensino oferece. Na EAD, o aluno assiste às aulas no momento em que estiver mais disposto e disponível a se dedicar a isso. Não é necessário que ele adeque o seu dia a aulas em horários fixos; pelo contrário, ele faz sua própria grade e da forma que for mais conveniente à sua realidade.
Isso é um benefício principalmente para os alunos que têm rotinas apertadas e precisam conciliar os estudos a outras coisas, como trabalho e família, e para os estudantes que demandam uma logística mais complicada para frequentarem uma instituição física, por morarem longe, não terem meios de transporte, dentre outros fatores.
2. Acesso às aulas de diferentes lugaresO aluno de Ensino a Distância pode “frequentar a classe” de quase qualquer lugar. Basta estar em um local com acesso a computador (ou notebook, tablet, smartphone…) e uma conexão de banda larga. Isso significa que o estudante pode assistir às aulas de casa, do trabalho, da biblioteca, do metrô – enfim, de onde se sentir mais à vontade e tiver um tempinho disponível.
3. O diploma é certificadoEmbora ainda exista a preocupação de algumas pessoas em relação ao reconhecimento dos cursos superiores de Educação a Distância, a maior parte deles é certificada pelo Ministério da Educação. Ou seja, um curso de EAD tem tanta validade quanto um presencial, e um aluno que se forma por meio dessa modalidade de ensino está tão preparado para entrar no mercado de trabalho e ser um profissional qualificado quanto um estudante de instituição física.
Ao aluno, basta verificar sempre antes de ingressar em um curso a distância se ele possui a certificação do MEC.
4. Trocas de ideias sem barreirasNormalmente, as instituições que oferecem os cursos disponibilizam ambientes virtuais de bate-papo para os alunos interagirem entre si. Isso permite um rico networking e troca de experiências entre eles, uma vez que não há barreiras geográficas e é possível o contato entre pessoas das mais variadas realidades. Por exemplo, uma dona de casa de Recife, de 40 anos de idade, pode conversar sobre coisas relacionadas ao curso (ou não!) com um jovem de Porto Alegre, de 23 anos.
5. Educação mais barataA Educação a Distância é mais barata do que a convencional por diversos fatores. Seus cursos são geralmente mais em conta do que os presenciais, pois dispensam instalações, gastos com energia, aluguel, manutenção, dentre outros. Além disso, o aluno não tem despesas com transporte, uma vez que não há a necessidade de se deslocar para assistir à aula, ou com alimentação – estudantes de cursos presenciais muitas vezes precisam almoçar e/ou lanchar nas instituições de ensino por questões de logística.
Observando os benefícios da Educação a Distância mostrados no post de hoje, podemos afirmar que o maior ganho que ela trouxe para os estudantes brasileiros é a democratização do ensino. A EAD tem permitido o acesso à educação de pessoas que em outro momento não conseguiriam, seja pelas rotinas pesadas, pela falta de oportunidades ou mesmo por dificuldades financeiras.
E você, é aluno de um curso a distância, já fez ou pretende fazer algum? Algum benefício da EAD ficou de fora? Conte-nos suas experiências e opiniões nos comentários!
Espero que tenha lhe ajudado!