Respostas
A Alemanha começou a se destacar e passou a concorrer politicamente com as grandes expansionistas nações, agora suas rivais, Inglaterra e França, que assim, começavam a perder força.
Em 1871 a França, para além de ter pagado uma indemnização à Alemanha, foi obrigada a ceder-lhe a região Alsácia-Lorena, rica em carvão e minério, de modo que almejava a ocasião em que pudesse conquistar tal área.
Assim, com fins diplomáticos, é criada a barreira protetora da Tríplice Aliança que, inicialmente foi objeto de contestação pela Itália, visto que o império Austro-Húngaro tinha sido contrário à unificação italiana.
A Itália aderiu à aliança, mas afirmou que em caso algum apoiaria um ataque à Inglaterra. Todavia, com o início da guerra a Itália deixou a Tríplice Aliança anos depois, mais precisamente em 1915, aderindo então à Tríplice Entente.
O acordo tencionava que se um dos países pertencentes à Tríplice Aliança fosse confrontado por um outro, seria apoiado pelos países apoiantes. Estava em causa a expansão territorial e, consequentemente, a liderança do comércio internacional.