• Matéria: Pedagogia
  • Autor: rafaellateixeir1
  • Perguntado 8 anos atrás

Explique a teoria da carência cultural

Respostas

respondido por: fernandampg
10
Hoje em dias temos várias tentativas de explicação para o fracasso escolar dos nossos alunos. Estou falando da teoria de carência cultural, ou seja da falta de cultura que provem da família, do ambiente vivido. Isso quer dizer que as crianças pobres tinham dificuldade de aprendizagem devido a falta de cultura do que as ricas.
A crença nesta teoria é justificada pelos fatores sócios culturais que influenciam diretamente nas características físicas, emocionais e cognitivas de cada individuo, e isso definido sua capacidade de aprender.
Então não existe carência cultural, exite cultura desvalorizada.

respondido por: guilhermecv7
3

A teoria da carência cultural postula que o fracasso escolar ocorre devido à deficiência ou privação cultural do aluno em decorrência das suas precárias condições de vida. Essa teoria incentivou o desenvolvimento de projetos de educação compensatória no Brasil, contribuindo para o “aprofundamento da má qualidade da escola que se oferece ao povo, na medida em que justifica um barateamento do ensino que acaba realizando a profecia segundo a qual os pobres não têm capacidade suficiente para o sucesso escolar” (Patto, 1997, p. 47).

Tirado do Excelente artigo:

Paula, Fernando Silva, & Tfouni, Leda Verdiani. (2009). A persistência do fracasso escolar: desigualdade e ideologia. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10(2), 117-127.

Perguntas similares