• Matéria: Pedagogia
  • Autor: greyckcesar
  • Perguntado 8 anos atrás

Carla é intérprete de Libras em uma sala de 7º ano do ensino fundamental que possui dois alunos surdos. Durante uma das aulas, a professora está discutindo sobre os direitos das pessoas com deficiência e pede que se preparando para a próxima tele aula a intérprete interrompa sua atividade com os alunos surdos e explique oralmente para os alunos ouvintes o papel do intérprete como um direito das pessoas surdas no acesso à informação. Mas, para falar oralmente aos alunos ouvintes sobre o tema em pauta, ela terá de deixar os alunos surdos sem o serviço de interpretação da Libras.

Como Carla deve agir nessa situação?

Respostas

respondido por: ferretti
13
Bom dia!

Na realidade não há nenhuma barreira real que impeça Carla de fazer uso das libras ao mesmo tempo em que se comunica oralmente. A maioria dos intérpretes faz seu trabalho enquanto fala - ainda que internamente - o que está sinalizando. Assim, Carla pode até demonstrar a dinamicidade do uso das Libras, já que ela permite a comunicação em duas linguagens ao mesmo tempo, fomentando, assim, a busca pelo aprendizado do código por parte dos alunos ouvintes.

Abraços!
respondido por: maluflores
0

Resposta:

Por respeito ao surdo, mantendo também a ética profissional, ela deve efetuar a comunicação BIMODAL, ou seja enquanto explica oralmente, deve sinalizar simultaneamente. Pode haver prejuízo em algum contexto, uma vez que alguns TILS não tem facilidade na prática de bimodalismo, porém essa deva ser sua postura profissional.

Explicação:

Perguntas similares