A globalização tem por fundamento a redução do poder dos Estados nacionais e fortalecimento dos órgãos supranacionais, entre os quais estão os mercados comuns continentais e organismos como Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Organização das Nações Unidas. No entanto, o Estado é importante instrumento na produção e manutenção das identidades nacionais, que são fundamentais para a promoção da integração interna dos países.
Compreendendo esse cenário, discuta a relação entre globalização, Estado e identidade nacional, refletindo sobre como essa relação acontece no Brasil e de que forma a globalização afetou a produção da identidade nacional brasileira.
yayafortuna:
Alguém pode dar uma opinião para que eu possa ter uma base?
Respostas
respondido por:
22
Sempre tivemos diferentes fontes identitárias: portugueses, negros, indígenas, outros europeus e etc. Apesar disso, nossa identidade foi construída, por intermédio do Estado, levando em conta aspectos modernizadores, relacionados às práticas europeias, o que concentrou influências que complicaram a construção de uma identidade brasileira. Embora a globalização tenha tirado do âmbito nacional muito do que é realizado e discutido nas relações internacionais, ainda é fundamental que o Estado tenha uma estrutura saudável para que as instituições possam atuar em conjunto, garantindo a sobrevivência do sistema econômico e político mundial.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás