Leia as duas versões a seguir de um mesmo e-mail profissional, com atenção, para responder à questão: e-mail 1 Assunto: Ei! Lembra daquilo que falamos outro dia? Eu preciso saber mais coisas pra fazer aquilo, o que você acha do novo lugar? abçs Pedro e-mail 2 Assunto: Sobre novo local para o seminário de 30 de agosto Prezado Carlos, Preciso de algumas informações sobre o novo local para a realização do seminário: O nome e o endereço, com indicações da localização. O espaço é adequado para 500 pessoas? Aguardo seu retorno e desde já agradeço. Cordialmente, Pedro Fonseca Gerente de Marketing Podemos dizer sobre essas duas versões de um mesmo e-mail profissional que:
Respostas
Resposta: LETRA = D
Explicação: o e-mail 1 não atende minimamente às orientações para a elaboração de um e-mail profissional: preencher o campo assunto de forma precisa; colocar sempre o nome do destinatário, seguido de um tratamento gentil e uma saudação (prezado, caro); agradecer para cativar e incluir um fechamento apropriado, com nome, seguido de cargo ou função.
Resposta:
A. o e-mail 1 não atende minimamente às orientações para a elaboração de um e-mail profissional: preencher o campo assunto de forma precisa; colocar sempre o nome do destinatário, seguido de um tratamento gentil e uma saudação (prezado, caro); agradecer para cativar e incluir um fechamento apropriado, com nome, seguido de cargo ou função. (CORRETO)
b. provavelmente, o e-mail 1 é endereçado a um amigo no trabalho, por isso o produtor pôde usar a linguagem de maneira mais informal, o que é admissível em casos assim no contexto profissional.
c. o e-mail 2 não atende às orientações atuais para a elaboração de correspondência comercial, pois continua utilizando uma linguagem burocrática e antiquada, o que não é mais apropriado para um e-mail profissional.
D. o e-mail 1 é direto e conciso, traz as principais informações, enquanto o e-mail 2 se alonga demais, o que torna a mensagem pouco informativa.
e. tanto o e-mail 1 quanto o e-mail 2 atendem às orientações para a correspondência comercial, embora usem estilos diferentes.
Explicação: