Respostas
Diversas são as ambiguidades dos mais diferentes sistemas econômicos. No caso do liberalismo, temos uma problemática que ocupou a cabeça dos filósofos liberais: a ideia de que todos somos iguais. Embora isso seja verdade, é impossível garantir que todos os iguais tenham as mesmas condições para exercer essa igualdade. Em outro contexto, George Orwell afirmaria, através da sua obras A Revolução dos Bichos, que "alguns são mais iguais que os outros", o que serve de crítica ao socialismo soviético - já que a elite socialista converteu-se em opressora das masssas - e ao liberalismo, pelo ponto já citado.
Abraços!
Dentre as ambiguidades do liberalismo, podemos citar:
A igualdade nas ideias teóricas, quando na realidade nossa sociedade é composta por camadas menos favorecidas. Um outro ponto é a opressão das classes financeiramente mais ricas sobre as que carecem de atenção.
Assim, o neoliberalismo parte de uma versão melhor implementada do liberalismo que surgiu após o período pós guerra.
Bem, dentre as questões do neoliberalismo temos a não intervenção ou quase do estado na economia, assim como a busca pelo desenvolvimento de empresas privatizadas em todo o espaço nacional, na educação, saúde e segurança por exemplo, onde o foco da primeira, é formar indivíduos que possam desenvolver a nação economicamente.
Dentre as críticas ao neoliberalismo, vemos que alguns teóricos não são a favor da abertura do país para o capital estrangeiro, o que pode forçar um laço de dependência as potências desenvolvidas.
Caso tenha interesse em uma pergunta sobre o Bem estar social:
https://brainly.com.br/tarefa/20410918