• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jhuuamancio
  • Perguntado 8 anos atrás

O surgimento da Sociologia está ligado diretamente à condição de vida nas cidades industriais. A Revolução Industrial (1750 a 1830) gerou na Europa um êxodo rural, migração populacional significativa do campo para a cidade. Um grande número de trabalhadores se concentrou em um espaço urbano sem planejamento. Além do conflito marcado pela ocupação dos espaços das cidades industriais, a condição de vida da população sofreu um rompimento de hábitos e valores em relação à vida que levavam na cidade.
Esta condição fez surgir análises sociais que buscavam compreender e responder os conflitos sociais nas cidades que cresciam na Europa ocidental. Uma das correntes que se consolidou neste período foram as teses de Augusto Comte, o Positivismo. Este método se difere do Socialismo que também cresceu neste contexto. Sobre as teses de Comte e sua oposição em relação ao positivismo, julgue as afirmativas e assinale a alternativa correta:

1- O positivismo, assim como o socialismo, defende a tese de que o capitalismo é o principal responsável pela crise social. Para Comte, assim como para Karl Marx, a forma de superar os problemas sociais é destituir a burguesia do poder econômico e implantar um governo fundado na Ditadura do Proletário.

2- Fundado no método das ciências naturais, o positivismo sustenta que o posicionamento do cientista que analisa a sociedade deve primar pela neutralidade científica, ou seja, não se envolver com o objeto de estudo.

3- A observação é um dos comportamentos mais importante do cientista diante do objeto do estudo. Descrever sem qualquer envolvimento com o fato social observado é outro comportamento importante do cientista.

4- O método positivista fundamenta-se nas ciências naturais e quando tem na matemática a base lógica. Da mesma forma que a física, química e biologia, a Física Social, ou Sociologia, deve ter um conhecimento produzido que deve se somar aos demais conhecimentos adquiridos pela observação e quantificação.

Respostas

respondido por: LuianyValenca
8
2, 3 e 4 

A dois é obvia para quem leu a matéria básica.

"A reforma da sociedade proposta por Comte deveria obedecer aos seguintes passos: reorganização intelectual, depois moral e, por fim, política. Segundo ele, a Revolução Francesa destruiu uma série de valores importantes da sociedade tradicional européia, não sendo capaz, entretanto, de impor novos e permanentes valores para a emergente sociedade burguesa. E nisso residia a grande tarefa a ser desempenhada pela filosofia positiva: restabelecer a ordem na sociedade capitalista industrial.
Em relação aos conflitos entre proletários e capitalistas, Comte assumiu uma posição considerada reacionária e conservadora. Defendendo a legitimidade da exploração industrial, concordava com a divisão das classes sociais e considerava indispensável a existência dos empreendedores capitalistas e dos operadores diretos, o proletariado. "
Isso torna a 1 falsa.
Em relação a Lei dos três estágios: " No estágio positivo – o ser humano desiste de procurar as causas íntimas dos fenômenos para, através da observação e do método científico, estabelecer as leis gerais que os regem. O estado positivo, portanto, corresponde à maturidade do espírito humano que não é mais enganado por explicações vagas, uma vez que pode alcançar o real, o certo e o preciso."
Isso valida a 3 como verdadeira
2,3 e 4
Perguntas similares