o que é feudalismo? o que caracteriza um feudo?
Respostas
Segundo o teórico escocês do Iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhas dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.
Índice
Características
O feudalismo tem suas origens no século IV a partir das invasões germânicas (bárbaras) ao Império Romano do Ocidente (Europa).
As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado, economia baseada na agricultura de subsistência, trabalho servil e economia amonetária e sem comércio, onde predomina a troca (escambo).
Tudo isso só será modificado com os primeiros indícios das Revoluções Burguesas.
Feudalismo é um sistema político descentralizado, em que senhores feudais, em uma relação com um rei nacional, exercem, em nome deste rei, o controle sobre os seus territórios, prestando serviços ao Rei, que é responsável pela nomeação destes senhores feudais e pela defesa da unidade política do Reino. Tem por base econômica a agricultura e foi o principal modelo econômico da Europa durante toda a Idade Média, com uma hierarquização forte e que foi marcado pela união do Clero e da Nobreza.
Um feudo é caracterizado pela doação de uma vasta porção de terras por parte do Rei (o Suserano) a um vassalo. Esta doação era feita, geralmente, em caráter vitalício e hereditário, desde que o Vassalo (ou o senhor feudal, a pessoa que recebia as terras) prestasse juramento de fidelidade e servisse ao Rei.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/20528498