Respostas
Essa é a ideia que eu tenho da lógica tradicional, que é diferente da lógica moderna matemática.
Resposta:
Lógica "tradicional", ou Lógica "antiga", corresponde à Lógica aristotélica, ou Teoria do Silogismo, cujo sistematizador foi o filósofo grego Aristóteles (nascido e morto no séc. IV a.C.), sendo certo que tal sistematização se deu na sua obra "Órganon", que traduzido seria algo como "instrumento", isto é, instrumento do pensar corretamente; disciplina em que se estudam as regras de validade formal de argumentos, que nada mais são que raciocínios exteriorizados, comunicados, por algum meio, a alguém. E isso, tal validade formal, independentemente do significado das proposições que compõem os argumentos testados como válidos, justamente por que a validade se dá em virtude da forma lógica, que quando se repete retorna sempre um argumento válido, bastando apenas seguir a mesma forma. Não se pode, todavia, confundir Lógica "tradicional", ou Lógica "antiga", que é a Lógica aristotélica, ou a Lógica de Aristóteles, ou a Teoria do Silogismo, com as Lógicas clássicas, em que se estudam as Lógicas proposicional e de predicados de primeira ordem, fase muito mais evoluída da Lógica, de uma maneira geral, o que a fez se aproximar bastante da matemática, em função do uso de notações específicas, formalizações, enfim, tudo para remediar o problemas das ambiguidades típicas das línguas naturais, tais como: Português, Inglês etc. Nessas Lógicas clássicas, você encontra nomes como George Boole, Gottlob Frege e Bertrand Russell.
Explicação:
Fontes de consulta:
Coelho, Fábio Ulhoa. Roteiro de lógica jurídica / Fábio Ulhoa Coelho. — 5. ed. rev. e atual. — São Paulo : Saraiva, 2004.
GENSLER, H. J. Tradução livre resumida da 1ª parte do livro "Introduction to Logic", de H. J. Gensler, feita por Daniel Durante. Disponível em: https://bit.ly/39fqpSM. Acesso em: 29 de fevereiro de 2020.
TOBIAS, José Antonio. Iniciação à Filosofia. 7. ed. São Paulo: Editora da UNOESTE, 1986.
É Lógico, pô. Canal do YouTube. [Sem indicação de responsável/autor]. Lógica clássica [1] - Introdução (1/3). 2019. (16m03s). Disponível em: https://bit.ly/38fsn4d. Acesso em: 29 fevereito de 2020.