• Matéria: Geografia
  • Autor: juliaamiraanda
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais são os costumes dos índios tupi-guarani

Respostas

respondido por: fah88
71
Os índios do tronco tupi moravam (e ainda moram) em grandes cabanas comunitárias feitas de troncos e folhas de palmeira. Dentro de cada cabana, chamada oka, moravam várias famílias, sem que houvesse divisórias entre as famílias. Cada família possuía seu próprio fogo e diversas redes de dormir confeccionadas com fibras vegetais, cipós e algodão. No centro da cabana, morava o chefe da cabana.As cabanas eram montadas em sistema de mutirão (palavra que se originou do tupi moti'rõ, que significava um trabalho em conjunto visando a ajudar uma pessoa. Em troca, essa pessoa retribuía com a realização de uma festa coletiva) e eram dispostas ao redor de uma praça central chamada okara. O conjunto das cabanas ao redor de uma praça constituía uma aldeia, chamada de taba. Várias aldeias formavam uma nação.
Um costume disseminado amplamente entre as tribos tupis (e entre todos os demais povos da América pré-colombiana) era o canibalismo, que consistia no sacrifício ritual de um prisioneiro de uma tribo inimiga, seguido do consumo de sua carne por todos os membros da tribo (exceto pelo carrasco, que se retirava para uma rede e ficava em recolhimento ritual por um certo período). A carne que não era imediatamente consumida era defumada ("moqueada") na grelha e guardada para consumo posterior. O canibalismo era movido por três objetivos: primeiro, a vingança contra os inimigos da tribo; segundo, adquirir as qualidades positivas do inimigo ingerido, pois os tupis acreditavam que adquiriam as qualidades do indivíduo ingerido. Por este motivo, os tupis evitavam ingerir a carne de animais lentos, como a preguiça e procuravam ingerir a carne de animais velozes, como o veado. Em terceiro, o matador ganhava fama e reputação: quanto mais se matassem inimigos, mais se era respeitado dentro da comunidade. Especula-se, também, se a ausência de criação de animais de corte (excetuando-se os patos-do-mato, que já haviam sido domesticados) na cultura tradicional dos povos tupis possa ter contribuído para o canibalismo, dada a dificuldade relativa de se obter fontes animais de proteína através da caça e da pesca.


respondido por: thaynnaba
55

Os índios tupi-guarani são um povo indígena que está mais presente em diversos territórios do Brasil, em especial na região amazônica que ainda conserva boa parte da sua cultura.

Nesse sentido, temos que os costumes são os mais diverso como uma religião pagã politeísta, viver da caça, coleta e em parte da agricultura, viver em tribos comunitárias que possuem líderes políticos e religiosos.

Além disso, a prática do canibalismo e da antropofagia também já foi algo basante comum em que havia o consumo de carne humana dos povos vencidos e também em rituais religioso.

você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18965726

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas similares