o texto de Drummond sugere que José vive num mundo sem saída , espécie de labirinto onde a felicidade não é mais possível. justifique essa afirmação.
Respostas
Vai ficar se arrastando pela vida sem saber onde vão chegar.
Resposta:
“José” é um poema de desencontros, marcado por um profundo ceticismo. O homem não encontra a si mesmo, pois se perdeu e está encurralado, em um metafórico beco sem saída.
Explicação:
O poema “José” mostra-se com uma visão pessimista do cotidiano. Seu tema central é a solidão do homem, sua falta de espaço; revela uma profunda angústia pela vida. Inicialmente, observa-se que a alegria e a felicidade já existiram, mas agora “a festa acabou”. Em seu lugar ficou a escuridão, o frio, o abandono: José está só. “E agora, José? A festa acabou” (A alegria se foi... situação de perda), “a luz apagou” (escuridão, trevas), “o povo sumiu” (solidão, abandono), “a noite esfriou” (noite e frio não só no ambiente físico, mas também na alma, na vida de José). As interpelações, cada vez mais repetidas, ganham maior intensidade e significação, pois reforçam a situação do homem que já não tem ambiente.