• Matéria: Artes
  • Autor: iDestinyyy29
  • Perguntado 8 anos atrás

Pensemos no conceito de cultura partindo de uma vertente antropológica. Neste contexto, cultura é toda a produção simbóli¬ca de um coletivo, significada nas relações sociais. Isso significa que os sujeitos produzem símbolos com base em contextos sócio-históricos. Em síntese, todos somos fruto do entrelaçamento das cultu¬ras: popular, erudita e de massas. Sobre a cultura de massas podemos afirmar que: a) Manifestação simbólica tradicional das sociedades, desenvolvida no interior dos coletivos. É a produção não acadêmica, vivida e ensinada no cotidiano. b) Está ligada aos saberes que em uma sociedade são considerados como da alta cultura em oposição à baixa cultura (que seria a popular). c) Está ligada aos modos de produção e suas demandas exter¬nas às necessidades dos sujeitos. d) É propagada pelas elites, que estão submetidas a uma maneira de pensar e produzir mais homogênea e organizada academicamente. e) Tem uma capacidade de olhar para o cotidiano de maneira poética, de conseguir perceber, nas for¬mas inflexíveis de outras culturas, uma poesia que só um olhar atento pode perceber.

Respostas

respondido por: jeannecardoson
29
Olá,

A resposta C é a que mais se enquadra na definição de cultura de massas manifestações culturais criadas com o objetivo de serem consumidos por um grande número de pessoas.

A cultura de massas procura homogeneizar seus 'produtos', para que possam transcender diferenças sociais, étnicas, etárias, de gênero, etc. Esses produtos incluem músicas, filmes, séries de televisão, moda, gastronomia e assim por diante. O meio de alcançar o público-alvo são os veículos de comunicação de massas: a televisão, o rádio, a internet. Outro termo para cultura de massas é indústria cultural, reforçando a ideia de mercado.
Perguntas similares