• Matéria: Saúde
  • Autor: giovanaa4
  • Perguntado 8 anos atrás

mecanismos desenvolvidos pelos microrganismos para resistir aos métodos de controle reprodutivo.

Respostas

respondido por: AlemoaLoira
2
Atualmente, utiliza-se diversos tipos de antimicrobianos.
Os antimicrobianos alteram a ecologia microbiana, sendo capazes de matar ou inibir
 o desenvolvimento de micro-organismos, como fungos, bactérias, vírus e protozoários.
Atualmente, utiliza-se diversos tipos de antimicrobianos, eles possuem ações e propriedades diferentes vinculadas diretamente com sua eficácia.
Os antimicrobianos devem ser capazes de:

 ultrapassar a membrana celular bacteriana, alcançando alvos moleculares;
 interagir com uma molécula-alvo matando o micro-organismo ou inibindo sua reprodução;
evitar ações enzimáticas capazes de modificar o fármaco. 

Os micro-organismos utilizam de uma estratégia que evita a ação dos antimicrobianos.
Em ação conjunta dos seus mecanismos, os micro-organismos poderão aumentar sua resistência aos compostos antimicrobianos.


respondido por: thainacamargoart
0

Resposta:

A alteração do local-alvo onde atua determinado antimicrobiano, de modo a impedir a ocorrência de qualquer efeito inibitório ou bactericida, constitui um dos mais importantes mecanismos de resistência. As bactérias podem adquirir um gene que codifica um novo produto resistente ao antibiótico, substituindo o alvo original. Staphylococcus aureus resistente à oxacilina e estafilococos coagulase-negativos adquiriram o gene cromossômico Mec A e produzem uma proteína de ligação da penicilina (PBP ou PLP)  resistente aos β-lactâmicos, denominada 2a ou 2', que é suficiente para manter a integridade da parede celular durante o crescimento, quando outras PBPs essenciais são inativadas por antibimicrobianos β-lactâmicos. Alternativamente, um gene recém-adquirido pode atuar para modificar um alvo, tomando-o menos vulnerável a determinado antimicrobiano. Assim, um gene transportado por plasmídeo ou por transposon codifica uma enzima que inativa os alvos ou altera a ligação dos antimicrobianos como ocorre com eritromicina e clindamicina.

Explicação:

elas tambem transmitem informações uma pra outra pelos "pelinhos" as fibrilas, um passa pra outra informações sobre um determinado tipo de antibiotico, ai quando ela entra em contato com um organismo vivo ela ja possui a informação, e ai quando se multiplica todas as bacterias ja tem essa "resistencia",

Perguntas similares