Amanheces formoso no horizonte celeste,Tu, vivente Aton, princípio da vida!Quando surgiste no horizonte do orienteInundaste toda a terra com tua beleza.[...]Ó Deus único, nenhum outro se te iguala!Tu próprio criaste o mundo de acordo com tua vontade,Enquanto ainda estavas só.O faraó Amenófis IV (1377-1358 a. C.), como parte de uma estratégia política que visava diminuir o poder da classe sacerdotal egípcia, realizou uma reforma religiosa cujo principal tópico era a:Escolha uma:a. imposição do monoteísmo, adotando o culto oficial a um deus único e proibindo adoração às outras deidades do panteão egípcio.b. definição de que o próprio faraó Amenófis IV, que adotou o nome de Akhenaton, seria o deus único dos egípcios.c. adoção do Deus dos hebreus, que se encontravam escravizados no Egito, mas tendo José como um importante membro da corte.d. imposição de deuses estrangeiros trazidos do Oriente, levados para o Egito por meio das rotas comerciais favorecidas pelo faraó.
Respostas
respondido por:
32
Por um curto período, no governo de Akhenaton, foi realizado uma reforma religiosa em que foram implantado o monoteísmo e o culto a Aton (o Sol, representado pelo disco solar), como único deus, proibindo quaisquer outros.
respondido por:
0
Resposta:
A alternativa A é falsa, pois o que Amenófis determinou foi a adoração do deus egípcio do sol, Aton, não a adoração de um deus estrangeiro.
A alternativa B é falsa, pois, embora fosse reconhecido como possuidor de uma natureza divina por sua relação com o deus-Sol, Amenófis não era considerado como o deus único (apenas como o legítimo representante do único deus legítimo, Aton).
A alternativa C é falsa, pois Aton era um deus egípcio.
A alternativa D é verdadeira, pois ao faze isto Amenófis desejava enfraquecer a classe dos sacerdotes, excluindo todos os "adoradores de deuses falsos" e centralizando a política teocrática egípcia em um deus com o qual ele mesmo estava associado.
Espero ter ajudado <3
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás