Leia o depoimento a seguir:
“Em meu primeiro dia de aula no Ensino Médio, estava sem grandes expectativas, achava que as aulas seriam apenas mais do mesmo. Eis que adentra a sala um homem grande, corpulento e carrancudo. Ele olhou para cada um de nós, alunos, como quem estava prestes a enfrentar um inimigo. Tinha um semblante intimidador. Em silêncio, ele colocou sobre a mesa sua maleta e dela tirou um calhamaço, um livro velho e amarelado, com diversas páginas visivelmente soltas. Tive vontade de rir ao vê-lo perseguindo uma folha que voou pela sala de aula, mas confesso que a curiosidade de saber do se tratava aquele livro era ainda maior. Eis que, finalmente, ele parou diante de nós e declamou, com uma voz doce e aveludada:
‘Sonhar o sonho impossível,
Sofrer a angústia implacável,
Pisar onde os bravos não ousam,
Reparar o mal irreparável,
Amar um amor casto à distância,
Enfrentar o inimigo invencível,
Tentar quando as forças se esvaem,
Alcançar a estrela inatingível:
Essa é a minha busca.’
Era ‘Dom Quixote’. Suas palavras penetraram meu ouvido de uma maneira mágica, inesquecível. Este primeiro contato foi o suficiente para perceber o amor deste homem pela Literatura. Jamais conheci alguém tão apaixonado quanto o Professor Adriano. Sua paixão me contagiou de tal maneira que não pude visualizar para mim outro futuro senão as Letras. Hoje, graduada neste curso, tenho saudades do professor que me inspirou e torço para que eu seja capaz transmitir aos meus alunos amor semelhante.” (Beatriz Saldanha).
(Fonte: BLOG da companhia. Disponível em Acesso em: 29 ago 2016).
Normalmente, os professores novos entram na sala de aula, cumprimentam os alunos e se apresentam. Ao dedicar suas atenções ao livro que retirou da maleta, o professor Adriano teve uma conduta diferente dos outros professores. Assim, ele instaurou um clima de suspense, fomentando a curiosidade da aluna. A voz doce e aveludada do professor possivelmente surpreendeu a aprendiz, pois contrasta com as características físicas do docente “homem grande, corpulento, carrancudo” e com “semblante intimidador”.
Baseando-se em seus estudos e analisando o depoimento, julgue os enunciados a seguir:
Primeiro enunciado:
Ao declamar o poema diante dos alunos, antes mesmo de se apresentar, o professor ressaltou o texto literário, colocando-o como o centro das atenções. Ele propiciou à aluna um momento de fruição, facilmente comprovado em seu depoimento “Suas palavras adentraram meu ouvido de uma maneira mágica, inesquecível”.
Segundo enunciado:
A forma como o professor lida com a obra literária influencia os alunos. Ler com entusiasmo é uma forma de ressaltar a obra, cativar a atenção dos aprendizes e promover o seu encantamento literário.
Analisando o depoimento e os enunciados, assinale a alternativa cuja resposta esteja de acordo com seus estudos:
Os dois enunciados são adequados, e o segundo explica o primeiro.
O primeiro enunciado é inadequado e o segundo é adequado.
O primeiro enunciado é adequado e a segundo é inadequado.
Os dois enunciados são inadequados.
Os dois enunciados são adequados, e o segundo contrapõe-se ao primeiro.
Respostas
respondido por:
3
Os dois enunciados são adequados, e o segundo explica o primeiro.
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás