• Matéria: Filosofia
  • Autor: Dessabiel95
  • Perguntado 8 anos atrás

A palavra ética surge do grego ethos, que significa hábitos, costumes, condutas, enquanto que a palavra moral surge do latim moralis que também significa hábitos, costumes, condutas. Em outras palavras, a ética e a moral podem ser definidas como:

a) Uma obrigação de cumprir com um compromisso assumido ou de agir de acordo com os princípios pré-estabelecidos.

b) Um acordo de caráter obrigatório, estabelecido entre pessoas de um grupo, para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser.

c) Liberdade de escolha simples em que todo indivíduo precisa optar por uma postura acrítica entre o que é certo e o que é errado.

d) Um conjunto de costumes de uma determinada sociedade e que são considerados valores e obrigações a serem seguidos pelos seus membros.

Respostas

respondido por: Caíqueee
157
Alternativa D) "Um conjunto de costumes de uma determinada sociedade e que são considerados valores e obrigações a serem seguidos pelos seus membros." pois é a que mais define a ética.
respondido por: bitencourtericotafpm
36

Alternativa D. De maneira geral, definimos o ethos e a moral nesse sentido de que há um conjunto de códigos (normas) que são seguidas por um grupo em específico.

Temos o costume, por exemplo, de sermos monogâmicos. Na verdade, nossas leis da união civil baseiam-se na monogamia. No oriente, contudo, algumas leis garantem a validade da poligamia no sentido jurídico. Nesse sentido, nossa moral é voltada para a monogamia; enquanto a do oriente, para a poligamia.

Esse é um exemplo apenas de como a ética (nessa definição, a qual retoma o conceito de costume!) pode mudar de acordo com a sociedade. Vale lembrar que isso não implica em um relativismo ético, defendido por poucos autores nos dias de hoje.

Perguntas similares