• Matéria: Psicologia
  • Autor: rgtaraguaya
  • Perguntado 8 anos atrás

Para a realização desta atividade, você deve assistir à sequência de encerramento do filme O grande ditador (Chaplin, 1940 – disponível com legendas em português em e na versão dublada em português em . Acessos em: 2 dez. 2015), em que o personagem Barbeiro / Carlitos faz um discurso humanista. Após assistir ao filme e estudar o conteúdo indicado, você deverá descrever quais são os valores espirituais que o discurso relaciona. Da mesma maneira, faça uma lista dos desafios humanos que o discurso descreve e que, mesmo hoje, mais de 70 anos após o lançamento do filme, ainda precisam ser superados pela humanidade.

Respostas

respondido por: aninhazuccon
1

O Grande Ditador

Esse filme, foi um marco na carreira de Chaplin, com essa grande produção ele nos passa vários desafios humanos e valores espirituais, a crítica aos tiranos e seus regimes que, inclusive pode ser usado até hoje, direcionado a todos os loucos que detém o poder, mesmo os que vivem sobre um regime democrático, onde a ganância sobre o caráter humano, gera efeitos negativos sobre seu legado de poder.

Na contramão dos fatos as palavras do personagem se fazem a de que, todos aqueles que acreditam que o mundo pode e deve viver em paz, equilíbrio e justiça. ‘Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que a inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido”. Desejando e sonhando com um mundo melhor para toda a humanidade, ele desprezava com toda sua força o ódio, a ganância, a brutalidade.

Ele transparecia a suavidade, a paz, a democracia, a liberdade, a união, a coletividade, enfim, era um homem e cidadão-do-mundo e queria o mundo melhor para todos os cidadãos, não importando seu credo religioso, convicção política, filosófica e étnica. E de uma forma descontraída combateu a inveja, condenou a truculência e desprezou a covardia.

Nitidamente, ele propõe uma troca do conhecimento, para ele o conhecimento deveria trabalhar a favor da humanidade, citou a importância do progresso e da ciência e cita a ‘aviação’ e o ‘rádio’ como invenções de grande importância para cultura inovadora e buscando a promoção do bem entre todos nós. Faz uma incisiva defesa da democracia e busca integrar conhecimento, progresso e ciência como caminhos para alcançar uma sociedade do bem-estar. Ora, o desenvolvimento da ciência e da técnica tem produzido excelentes resultados para a humanidade, entretanto, seu uso tem sido muito restrito.

A palavra do ditador é dirigida a todos aqueles que acreditam que o mundo pode e deve viver em paz, equilíbrio e justiça, devemos aprender com Carlitos que o homem deve ser bondoso, deve preservar valores e princípios; não pode ser opressor e muito menos ganancioso e truculento; a guerra não faz sentido para o mundo, sendo apenas uma experiência negativa e destruidora; o povo deve e pode ser o único capaz de conduzir seu próprio modo de vida, usando do direito inalienável da liberdade e da democracia.

 

Filmografia

The Great Dictator (br / pt: O Grande Ditador) é um filme estadunidense de 1940, do gênero comédia dramática e sátira crítica, dirigido por Charles Chaplin - https://www.youtube.com/watch?v=6yUnNYlpFy8 -  Acessos em: 20 abril 2017.

 

Perguntas similares