A escola de ofícios manuais e design Bauhaus ("construir a casa") foi fundada pelo arquiteto Walter Gropius (1883-1969) em Weimar, no ano de 1919. Gropius era um modernista, acreditava que o mundo moderno, com toda a sua complexidade, exigia uma estética nova, funcional e depurada. Além disso, em seu manifesto, declarava a intenção de "criar uma nova guilda de artesãos sem as distinções de classe que erguem uma barreira arrogante entre artesão e artista". Durante os seus 14 anos de história, nos quais sobreviveu à reviravoltas políticas e econômicas, bem como a surtos de faccionalismo, cerca de 500 alunos formaram-se na Bauhaus. A equipe também criou um programa de ensino que revolucionou para sempre a formação em design e fez com que uma série de produtos fossem postos em fabricação.
(FARTHING, S. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro, Sextante, 2011, p. 414).
Essa importante escola de design teve grande contribuição para o desenvolvimento de novos produtos, a partir de alguns princípios estabelecidos e colocados em prática por professores e alunos. A Bauhaus tinha como princípio não somente propor uma nova estética, mas também de promover uma mudança social com modernidade e inteligência de projetos e recursos. Dentro do contexto da criação e durante sua existência, analise as assertivas.
I – A Bauhaus adota o lema “Arte para a indústria”, inspirada no movimento Arts and Crafts, de William Morris, no século XIX. A Bauhaus refletia a busca do artesanato, em contraposição à indústria. Segundo Gropius, o alvo era eliminar as desvantagens da máquina e valorizar o trabalho do artista e do artesão em conjunto.
II – A mentalidade racionalista da época preconizava a máxima “A forma segue a função”, segundo a qual o ornamento não tinha mais lugar à funcionalidade do objeto. Pregava a utilização das cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e das formas primárias também (círculo, quadrado e triângulo).
III – A diversidade do ensino e sua interdisciplinaridade proporcionava ao aluno o contato com diferentes experiências. Havia aulas práticas de tecelagem, serralheria, teatro, cerâmica, pintura de paredes, tipografia ou impressão.
IV – A Escola era norteada por três princípios. Primeiramente, o direcionamento da nova arquitetura para os trabalhadores, depois a rejeição a todos os objetos e adereços burgueses e, por último, o retorno aos princípios básicos da arquitetura ocidental, definindo uma forma clássica de moradia social racional.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
17
II, III e IV, apenas.
respondido por:
2
I. Falso. O lema da Bauhaus era "catedral do futuro".
II. Verdadeiro. A máxima utilizada "a forma segue a função" era utilizada a partir de um forte viés racionalista, onde o ornamento não possuía mais relevância e sim a função, utilidade.
III. Verdadeiro. A diversidade do ensino e sua interdisciplinaridade fazia com que o aluno tivesse inúmeras aulas, desde tecelagem até o teatro e a impressão.
IV. Verdadeiro. A escola possuía três princípios básicos, conforme é explanado no enunciado da afirmação.
São verdadeiras apenas II, III e IV, apenas.
Abraços!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás