A distribuição mundial da precipitação consiste em uma dinâmica complexa. O padrão de precipitação torna-se complexo à medida que é influenciado por diversos fatores, tais como a topografia, as características das massas de ar predominantes, a distância a partir dos corpos hídricos, etc. (AYOADE, 1996). AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Tradução de Maria Juraci Zani dos Santos. 4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. Sobre a distribuição mundial da precipitação, analise o gráfico a seguir e considere as afirmativas.
I - A zona Equatorial apresenta quantidade abundante de precipitação, enquanto as zonas subtropicais e as áreas próximas aos polos apresentam-se, relativamente, secas.
II - A latitude tem forte influência sobre a distribuição da precipitação, pois nas latitudes que apresentam maiores temperaturas do ar, verificamos maior volume de precipitação, uma vez que essas áreas retêm maior quantidade de vapor de água.
III - A existência de regiões extremamente secas em zonas latitudinais, que demonstram bom potencial de precipitação, prova que há variações significativas na distribuição da mesma.
IV - A quantidade de precipitação está condicionada à temperatura da superfície, distribuída latitudinalmente, pois todas as localidades do planeta situadas na mesma latitude apresentarão o mesmo índice pluviométrico anualmente.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
1
Respondi apenas corretas I,II e III, pois a IV ...localidades do planeta situadas na mesma latitude apresentarão o mesmo índice pluviométrico anualmente, esta incorreta, não apresentam mesmo índice devido as variações.
jandersom76:
respondi I, II, III E IV. A IV para mim está correta, pois na mesma latitude as regiões apresentam o mesmo índice pluviométrico. Em latitude diferente que existiram variações. E os demais amigos, qual responderão?
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás