• Matéria: Sociologia
  • Autor: luamercuriovenus
  • Perguntado 8 anos atrás

como as greves de servidores publicos prejudicam a população em geral e a mais pobre particulamente?

Respostas

respondido por: HellenThalyta
4
A greve é um recurso legítimo do trabalhador, na defesa dos seus direitos. É uma forma de obrigar o patrão, pelo menos, a abrir um debate com os trabalhadores sobre as suas reivindicações.

O prejuízo causado pela paralização dos trabalhadores, provoca prejuízo para o patrão, de maneira que ele tem um limite de resistência, limitado à capacidade de resistir ao prejuízo que está sofrendo. Isto acontece geralmente nas greves feitas na iniciativa privada ou em empresas públicas que dependem de lucros, como Correios e bancos oficiais.

A greve no serviço público, entretanto, tem consequências diferentes. Nelas, o presidente, o governador ou o prefeito, não sofrem prejuízo nenhum. Até economizam água, energia e vale transporte. O grande prejudicado na greve do serviço público é a população mais carente. Uma greve numa prefeitura, por exemplo, vai paralisar as escolas, os postos médicos, os restaurantes populares, as repartições que prestam algum tipo de assistência às pessoas que não podem pagar por aquele serviço.

Por isso, entendemos que o movimento sindical tem que repensar as mobilizações que podem fazer para conseguir o atendimento de suas reivindicações.

Perguntas similares