Um dos grandes desafios éticos neste início de milênio, segundo Arruda, Whitaker e Ramos (2003, pp. 184-189), é a “Ética em Tecnologia da Informação”. Dentre os desafios citados no livro, leia as afirmativas a seguir: I. A questão da privacidade da informação precisa ser avaliada, pois informações sobre concorrentes podem ser divulgadas pela internet. II. Apesar dos sistemas computacionais não serem bons ou maus, não exime a responsabilidade daqueles que detêm as ferramentas e conhecimento. III. Práticas antiéticas podem estar relacionadas à propaganda, pagamentos, distribuição e pós-venda no comércio eletrônico. IV. Existe uma forte doutrina ética norteando a propriedade intelectual que inclui direitos autorais, marcas e patentes. É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III, apenas. I, II e IV, apenas. I, II, III e IV.
Respostas
Eu vou de todas corretas.
As práticas antiéticas vão bem além das propagandas e demais etapas da comercialização, ela começa antes, com as relações governamentais e relações internas da empresa. Outro ponto importante é que não é a ética que norteia a propriedade intelectual, mas sim o conceito de propriedade privada ampliada para os "bens" imateriais (alternativa A).
A propriedade intelectual e a propriedade privada
A propriedade privada pressupõe que o criador, desenvolvedor ou quem explora algo é o dono e tem propriedade sobre aquilo, mas isso só ocorre pois há escassez de recursos físicos.
Já a propriedade intelectual visa proteger os produtos da mente, mas, veja bem, existe escassez de ideias? não, não existe. É por isso que pode ser considerado errado dar o status de propriedade privada para os intangíveis da propriedade intelectual.
Venha estudar mais sobre propriedade privada em:
https://brainly.com.br/tarefa/41291162