• Matéria: Pedagogia
  • Autor: narasangaleti
  • Perguntado 8 anos atrás

As conceituações sobre a educação e suas finalidades são tão amplas quanto o seu escopo. Preste a atenção na formulação de Nietzsche, “A educação está relacionada a tarefa de formar, exige, no entanto, uma atenção indispensável ao “indivíduo” e ao desenvolvimento de todas as suas energias, de modo a criar nos jovens uma harmonia tal que neles faça crescer as forças ainda imberbes que carregam e faça por outro lado diminuir as forças predominantes que os contaminam. Pois o homem cultivado, que deve ser o alvo de qualquer processo didático-pedagógico, é aquele que recebeu uma forma no longo curso de sua aprendizagem: ele já possui uma experiência; mas, ao contrário, o homem inculto, que é o caso dos jovens estudantes, é aquele que não tem ainda uma forma definida, nem, portanto unidade”. (NIETZSCHE,2007, p.28). Para este autor, a educação e o processo de aprendizagem não podem ser mecânicos e alienantes, ou seja, não deve estar pautado em um modelo tradicional que não permita um sentido mais amplo sobre a cultura e a vida. Sua crítica direciona-se em romper com o status quo da educação contemporânea.
O pensamento de Candau (2002) sobre a Didática, encontra-se na mesma direção de Nietzche ao apresentar que a Didática deve ser multidimensional, à medida que exige a interlocução de suas três dimensões: técnica, social-política e humana.
Perceba que a educação, a pedagogia e a didática, apesar de guardarem uma relação intrínseca, não se confundem. Contudo, poderíamos imaginar que a Didática é a alma da educação, pois não se limita a instrumentá-la racionalmente, mas permitir que os alunos sejam forjados enquanto sujeitos autodeterminados e emancipados. Logo, a Didática confere aos instrumentos e a prática docente uma perspectiva mais ampla de refletirmos sobre a produção do conhecimento e sua possibilidade de intervenção na realidade.

QUESTÃO
1) Neste sentido você deverá elaborar um texto dissertativo que seja capaz de analisar a relevância da Didática dentro de uma concepção específica de ensino, bem como elucidar os aspectos constitutivos do planejamento didático, avaliação da construção do conhecimento e prática docente.

Respostas

respondido por: carambafudidosaco
20

Analisar a importância da didática que é o principal ramo da pedagogia é fundamental para a realização da instrução e do ensino, portanto a didática e uma arte da ciência que tem como objetivo transmitir o ensino, pois é através do ensino que obtemos o conhecimento e o aprendizado, é “o ato no qual assimilamos mentalmente os fatos e as relações da natureza e da sociedade. Esse processo de assimilação de conhecimentos é resultado da reflexão proporcionada pela percepção prático-sensorial e pelas ações mentais que caracterizam o pensamento” (Libâneo, 1994), entendida como fundamental no processo de ensino a assimilação ativa desenvolve no individuo a capacidade de lógica e raciocínio, facilitando o processo de aprendizagem do aluno. Precisamos sempre aprender de forma que assimilamos esse aprendizado de forma sistemática, contextualizada e espontânea.

O ensino e fundamental é a principal fonte de conhecimento do aluno e também a principal fonte de progresso intelectual, a educação torna-nos capazes de analisar as situações críticas, ou seja, ela desperta o senso crítico do aluno dando a ele o direito de questionar. A educação desenvolver e formar um processo de caráter educativo no aluno. De acordo com Libâneo (1994), o processo de ensino, ao mesmo tempo em que realiza as tarefas da instrução de crianças e jovens, também é um processo educacional

A educação é um processo que auxilia o professor na formação de caráter do aluno dando a ele uma segurança profissional que inclui também orientação planejamento das tarefas de ensino aprendizagem. o professor precisa ter segurança daquilo que ele ensina pois ele está construído o caráter educacional na vida do aluno e isso e através da didática e da avaliação construtiva do mesmo

Na prática docente o professor tem compromisso ativo com a formação e a construção do indivíduo, ou seja, ele e a principal ponte de mediação e acesso do aluno na formação e também no meio social onde ele vive

 

Perguntas similares