• Matéria: História
  • Autor: FL4M3NG0
  • Perguntado 8 anos atrás

Sobre a independência do peru responda: quais foram os objetivos do movimento, os participantes do movimento, os principais líderes e o desfecho do movimento?

Respostas

respondido por: JoaoArthur111
44
Para os negros do Haiti, a independência significava antes de mais nada o fim da escravidão. Para outros povos oprimidos, como os índios e os mestiços do México e do Peru, significava sobretudo o fim dos serviços obrigatórios gratuitos e dos maus-tratos a que eram submetidos nas fazendas e minas. Tinham ainda de pagar impostos para a Espanha e o dízimo para a Igreja. Como não ganhavam o suficiente para pagar nem as mercadorias de que necessitavam nem os impostos, acabavam pagando com serviços. A discriminação que sofriam por parte dos brancos tornava sua vida ainda mais difícil.

Em fins do século XVIII, nas terras do atual Peru, um mestiço chamado, José Gabriel Condorcanqui liderou a revolta contra essa situação. Descendente de uma antiga família inca, José Gabriel, que era muito respeitado entre os nativos, tornou-se conhecido como Túpac Amaru, nome do último imperador inca.

A Revolta de  Túpac Amaru foi um movimento popular que teve a participação de mais de 50 mil pessoas, entre índios, mestiços e poucos criollos.

O movimento estendeu-se por várias regiões do Vice-Reino do Peru. Os rebeldes obtiveram vitórias significativas contra as forças coloniais no Peru, mas acabaram derrotados. Em 1781, Túpac Amaru foi degolado e esquartejado na praça central da cidade de Cuzco.

Perguntas similares