O Sistema Toyota de Produção (STP) é também chamado de manufatura enxuta, o qual utiliza inúmeras metodologias, técnicas e ferramentas de gestão que visam reduzir o custo operacional das empresas sem comprometer a qualidade do bem produzido. Dentre estes, os mais conhecidos são o Just In Time (JIT) e os cartões Kanban.
A partir do enunciado analise as duas asserções a seguir e a correlação entre elas:
I – A metodologia JIT exige que o fornecedor garanta a qualidade das matérias primas para que o processo produtivo não seja interrompido.
POR QUE II – Os cartões Kanban de processo indicam as quantidades exatas de itens que devem ser retirados no processo precedente, as quais devem ser obedecidas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E As asserções I e II são proposições falsas e se complementam.
Respostas
Oi!
Abaixo, segue a análise de cada assertiva apresentada.
I – A metodologia JIT exige que o fornecedor garanta a qualidade das matérias primas para que o processo produtivo não seja interrompido.
CORRETO. Nessa metologia, o produto é fabricado no tempo certo e para o cliente certo. A organização trabalha com o mínimo de desperdícios, objetivando buscar a eficiência produtiva.
II – Os cartões Kanban de processo indicam as quantidades exatas de itens que devem ser retirados no processo precedente, as quais devem ser obedecidas.
CORRETO. Realmente, os cartões Kanban servem para puxar a produção, ou seja, para solicitar somente a quantidade que deve ser produzida pela organização.
Gabarito:
"B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I".
Até breve!
LETRA B 100% APOL
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.