I. Na concepção agostiniana, o exercício da função política abrange a pessoa humana inteira tomando seu corpo e alma. Agostinho traça um caminho teológico para aqueles que se sentem chamados a exercer cargos de governo. PORQUE II. Defende que o objetivo relativo da política é garantir a tranquilidade, a ordem e o bem comum de todos os cidadãos. Tais bens são necessários, porém, não são absolutos. Uma vez apoiado em Deus, pode promover a paz por excelência que, para Agostinho, só experimentariam aqueles que usufruem de Deus. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: (A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. (B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. (C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (E) As asserções I e II são proposições falsas
Respostas
respondido por:
42
(A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
respondido por:
38
I é verdadeira. Agostinho era um filósofo cristão, de modo que acreditava que corpo e alma, Fé e Razão, eram dois lados de uma mesma moeda, e que os governantes eram aqueles que eram apontados por Deus pra fazê-lo.
II é verdadeira. O objetivo de toda política, para Agostinho, é trazer para a realidade um "projeto" divino, de modo que todos, ocupando as suas devidas posições, alcancem a felicidade.
II complementa aquilo que é exposto em I, servindo de sua justificativa.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás