• Matéria: História
  • Autor: diomaria321
  • Perguntado 8 anos atrás

explique o fracasso do plano econômico do Ministro da Fazenda Rui Barbosa durante o governo provisório de Deodoro da fonseca

Respostas

respondido por: MarianaAndrade20
4
Os primeiros governos republicanos tiveram de enfrentar uma das mais graves crises econômico-financeiras de toda a História do Brasil independente. Essa crise foi conseqüência da política econômica empreendida por Rui Barbosa, ministro da Fazenda do governo do marechal Deodoro. 
Com o objetivo de estimular o crescimento econômico, Rui Barbosa permitiu que certos bancos emitissem títulos de crédito não cobertos por depósitos em dinheiro. Com essa medida, os bancos passaram a conceder créditos a qualquer empresário que apresentasse um plano para abrir um estabelecimento comercial, industrial ou agrícola. Para financiar o grande volume de créditos, o governo viu-se obrigado a fazer vultosas emissões de moeda, o que provocou acelerada inflação. 

Por que não deu certo: 
No entanto, os créditos concedidos nem sempre eram usados para montar empresas realmente produtivas. Inúmeros estabelecimentos comerciais e industriais, sem base econômica, fracassaram em pouco tempo. Porém, as ações dessas empresas, que tinham sido apenas projetadas ou destinadas ao fracasso, eram vendidas e revendidas na Bolsa de Valores, com enormes lucros, numa especulação financeira sem precedentes. É por associação com esse jogo de ações na Bolsa que o conjunto de fenômenos econômicos do período-- inflação, especulação financeira, desvalorização da moeda-- foi designado pelo termo encilhamento . Este era o nome do local do hipódromo onde se faziam as apostas, nas corridas de cavalos. 

Os problemas trazidos pelo encilhamento forma parcialmente resolvidos no governo Campo Sales. A política econômica executada por Joaquim Murtinho conteve a emissão da moeda e procurou estimular o crescimento industrial do país.
Perguntas similares