• Matéria: História
  • Autor: annypereira1
  • Perguntado 8 anos atrás

por volta de 1530 o rei de Portugal , dom João |||, e seus conselheiros concluíram que era preciso iniciar a ocupação efetiva das terras do Brasil. explique porque o governo português tomou essa decisão..... por favor Gent preciso saber mais

Respostas

respondido por: naty2016dtna
11
O governo português tomou essa decisão por varios motivos como a decadência do comercio de especiarias, o contrabando de pau-brasil ,a contante ameaça no litoral brasileiro, ou eles ocupavam ou perderiam as terras.

annypereira1: obrigada por me ajuda
naty2016dtna: De nada.
annypereira1: obrigada
respondido por: Guimasf
1

Portugal decidiu promover a ocupação efetiva do Brasil para conter as invasões estrangeiras, o contrabando do pau-brasil e explorar economicamente as terras. Outro fator determinante para essa decisão foi que o comércio com o Oriente estava em declínio, diminuindo os lucros de Portugal.

Capitanias Hereditárias

Outro fator que ameaçava os portugueses era que os franceses estavam  invadindo essas terras e fazendo alianças com grupos indígenas. Assim, em 1530 os portugueses promoveram as capitanias hereditárias.

Foi determinado que as terras pertencentes à Portugal nas Américas seriam divididas em lotes de terras e entregues à nobres portugueses. Esses nobres são chamados de donatários e o direito a administração da terra passaria de pai para filho.

Os donatários eram a autoridade administrativa e judiciária das capitanias e deveriam investir no desenvolvimento e na ocupação das terras. Os donatários também ficavam responsáveis pela defesa do território.

Nesse período foram implementados os engenhos de açúcar e o comércio de indígenas como escravos. Porém, as capitanias foram consideradas um fracasso e apenas São Vicente e Pernambuco prosperaram.

Leia mais sobre as Capitanias Hereditárias: https://brainly.com.br/tarefa/1639128

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares