Respostas
O que existe são dois modos de medir a potencia, ambos expressos em Watts.
- RMS: representa a potencia real do aparelho de som, é a que vc vai ouvir quando colocar uma música.
- PMPO: significa pico máximo de potencia. É a potência teórica do aparelho, medida em laboratórios, com sons específicos e condições específicas. Como o próprio nome diz, é um pico, essa potencia só se mantem por um curtíssimo espaço de tempo.
Não existe fórmula que correlacione as duas. Em geral, a PMPO é cerca de 10 a 15 vezes maior que a RMS.
Lembre-se ainda que quanto maior o falante, mais potencia vc precisa pra movimentar o cone. Assim, 1000W em um subwoofer não vai dar o mesmo "barulho" que um Coaxial de 1000W.
Pra carro, os falantes começam em 35~50W. Um som de 100W já faz bastante barulho, com uns 200W vc já incomoda a vizinhança.
A diferença é que RMS acaba projetando a real potência do aparelho e a PMPO é a sensação do pico máximo da potência mas ambos fazem parte da vertente Watts.
Vamos aos dados/resoluções:
Quando pensamos em um volume alto, geralmente pensamos em uma Potência elevada para chegar naquela determinada frequência porém isso não é uma verdade universal.
RMS acaba projetando a máxima potência que um equipamento específico consegue fluir com pouquíssima distorção e é bom recordar que a unidade elétrica chamada Watss acaba tendo o valor do mesmo, sendo RMS quando está na média ou PMPO na máxima.
Logo, A PMPO acaba sendo bem mais alta/maior do que a RMS mas isso não significa que venha a ser melhor, porém ambos são determinados para medir a potência.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/44642994
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)