Preciso de um resumo sobre ( Exploração Infantil ) pra hoje ainda valendo a nota do bimestre ... ( O Texto Tem Que Da Uma Folha E Meia Pfvr )
Respostas
A exploração do trabalho infantil, no País, é uma atividade que deve ser coibida, uma vez que se trata de um problema que já poderia ter sido solucionado, de forma definitiva. É necessário que haja, por parte dos governos Federal, estaduais, municipais, do Congresso Nacional, do Ministério Público, Conselhos Tutelares e até do Poder Judiciário, um maior emprenho com esse objetivo.
É uma prática ilegal e que os responsáveis, por tais abusos, deveriam ser punidos, de acordo com o que estabelece a legislação específica. É preocupante saber que o trabalho infantil, na faixa etária de 10 a 13 anos, aumentou no Brasil, na última década, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, divulgados em 12 de junho de 2012.
O IBGE informa, inclusive, que essa é a faixa etária considerada a mais preocupante, pois representa a transição entre os ensinos fundamental e médio, em que há alta incidência de abandono escolar e impacto sobre a aprendizagem. Conforme ainda o instituto, o crescimento mais significativo do trabalho, entre crianças de 10 a 13 anos, ocorreu em Roraima, no Amapá e Distrito Federal, que tiveram o aumento mais expressivo, ou seja, de 179,4%, representando 3.067 crianças inseridas no mercado.
Enquanto acontece tal descaso, o Brasil, a China e os países do G-77, bloco que reúne nações pobres e emergentes, apresentaram na Rio Mais 20, que ocorreu no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho, a proposta da criação de um fundo de 30 bilhões de dólares, por ano, para incentivar o desenvolvimento sustentável no mundo. Também seria oportuno criar um fundo para financiar a erradicação do trabalho infantil em nosso País e em nível mundial.
O embaixador chefe do Brasil, na Conferência Sustentável da ONU, Luís Alberto Figueiredo, afirmou que o ponto crucial do debate foi a definição dos financiamentos e dos meios para implementar o fundo. Porém, até agora, tem faltado decisão política e uma fiscalização mais efetiva, no que se refere a uma questão tão grave e que deveria fazer parte do elenco das prioridades governamentais. É lamentável que , até agora, os políticos que tanto querem permanecer no poder, não tenham percebido a gravidade de tal situação, que tanto compromete a imagem do país no exterior.
Que a população brasileira possa, por sua vez, dar a sua contribuição, eliminando da vida pública os que não se emprenham na defesa dessa faixa vulnerável da vida humana. É que essas pessoas, nessa fase da vida, carecem de toda a assistência no que se relaciona à educação e saúde, além do lado afetivo