• Matéria: Geografia
  • Autor: lorenaloliveira
  • Perguntado 8 anos atrás

Como eram as condições de trabalho e moradia na Inglaterra no inicio do século XX

Respostas

respondido por: sarahgjb
5
MORADIAS: O processo de urbanização na Europa acentuou-se a partir do século XIX, juntamente com a Revolução Industrial, gerando uma grande explosão demográfica nas cidades, bem como uma exacerbada falta de moradias. Essa situação de emergência levou a várias iniciativas de construção de habitação operária.
Fourier pensava não só uma habitação digna, mas também uma sociedade ideal, sendo assim, referência dentro de uma realidade de caos nas moradias, apesar de ser considerado utópico naquele momento. A partir daí, a Europa viu-se tomada por várias experiências de vilas operárias, sendo a grande maioria formada por casinhas isoladas, geminadas duas a duas, em blocos de quatro ou mesmo enfileiradas, e sempre próximas às fábricas.

CONDIÇÕES DE TRABALHO: Nos tempos da Revolução Industrial, a jornada de trabalho era abusiva e desumana, já que ela variava de 10, 12 ou até mesmo 18 horas de trabalho! O que fazia com que os empregados simplesmente não tivessem uma vida fora do ambiente fabril.Fora isto, em uma época pré-legislação trabalhista, nas primeiras fábricas as condições de trabalho eram realmente insalubres, especialmente por causa da falta de cuidados para com a segurança, sendo que acidentes eram comuns, com mutilações de pessoas, entre outras coisas.
Perguntas similares