• Matéria: História
  • Autor: jessycakarolin9
  • Perguntado 8 anos atrás

Explique a Reforma Protestante na Alemanha, Suíça e França

Respostas

respondido por: Pepino0Breve
33
Tudo bem?
A reforma protestante teve início meeesmo, com o Renascimento, a mudança que a Renascença provocou foi tão forte, que mudou até a fé (e olha que a igreja católica dominava tudo).
A igreja passou por vários problemas, inclusive o Cisma do Oriente, que fez a Igreja Católica chegar a ter três papas.

Alemanha:
O grande líder da reforma protestante foi um carinha chamado Martin Lutero, com suas 95 teses. Ele criticou o materialismo da igreja, as imagens e toda sua divindade. A igreja simplesmente vendia falsos pedaços da cruz e coisas do gênero. Dele surgiu a Igreja Luterana.

Suíça:
Na Suíça, o movimento foi conduzido pelo Ulrico Zwínglio, que também criticava e denunciava fortemente a venda de indulgências (assim como Lutero).
Ele considerava a Bíblia a única fonte de moral e tentou eliminar qualquer coisa que tivesse acrescentado no caminho, que não estivesse nas Escrituras.

França:
Na França, o grande nome foi Calvino, ele era um teólogo protestante (acrescentado de ideias de Calvino e Ulrico), ele foi perseguido na França e se refugiou em Genebra. A igreja católica impedia as pessoas de estudarem, deixando a educação apenas para o alto clero.
Calvino instituiu uma rígida inspeção à todos os aspectos, roupas, jogos, vícios, comportamento. TUDO, e se mijassem fora do penico, eram muitas vezes condenados à morte.
Mas ele deu pelo menos educação básica à população, foi ele que fundou a Universidade de Genebra.
Foi ele que encorajou as pessoas a lerem a bíblia, porque antes disso, a bíblia para os pobres era somente o que o clero falava.

Por exemplo: o Bispo dizia que Deus disse que tinham que doar 50% da renda para o Bispo, o pessoal doava mesmo. Porque tinham medo e não tinha conhecimento sobre o que tava escrito.

Espero ter ajudado, abraço.
Perguntas similares