O processo de transformação de uma célula não especializada em especializada é conhecido como diferenciação celular. Se a multiplicação celular fosse apenas o único evento a ocorrer, o resultado final seria uma composição de células idênticas. Entretanto, durante o desenvolvimento, cada célula se torna especializada para desempenhar uma função específica. Dentre estes conceitos, é correto afirmar:I – Células musculares: especializadas em produzir forças mecânicas que geram movimento.II – Células nervosas: especializadas em iniciar e conduzir sinais elétricos por longas distâncias.III – Células musculares: especializadas em iniciar e conduzir sinais elétricos por longas distâncias.IV – Células epiteliais: especializadas para secreção e absorção seletivas de íons de moléculas orgânicas e para proteção.V – Células do tecido conjuntivo: especializadas em conectar, apoiar, secretar e absorver moléculas de íons e para proteção.Estou na dúvida, entre: I, II, IV.
Respostas
A resposta correta é: I, II e IV
Explicação:
l - Células musculares: especializadas em produzir forças mecânicas qque geram movimento
O tecido muscular apresenta células com capacidade de contração, sendo também chamadas de fibras musculares. Essas células, ou fibras, são alongadas e apresentam grande quantidade de filamentos de proteínas contráteis, como actina e miosina.
ll - Células nervosas: especializadas em iniciar e conduzir sinais elétricos por longas distâncias
As células nervosas compõem o tecido nervoso que forma os órgãos e estruturas do sistema nervoso: encéfalo e medula espinhal, gânglios e nervos. Existem dois tipos de células nervosas os neurônios e as células gliais e apresenta três partes distintas: corpo celular, dendritos e axônio.Os neurônios são células nervosas altamente especializadas na transmissão de informações e constituem apenas 10% das células do sistema nervoso. Extremamente sensíveis, são capazes de perceber as mínimas variações no ambiente, reagindo com uma alteração elétrica, que percorre sua membrana.
lV - Células epiteliais: especializadas para a secreção e absorvição seletivas de íons de moléculas orgânicas e para proteção.
Essas e outras junções entre a matriz extracelular e a célula ancoram as células epiteliais à membrana basal subjacente. Uma camada de tecido conjuntivo chamada de lâmina própria liga-se à superfície basal da membrana basal. O tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, como proteção do corpo (pele), absorção de substâncias úteis (epitélio do intestino) e percepção de sensações (pele), dependendo do órgão aonde se localizam. ... Já os epitélios formados por mais de uma camada de células são chamados estratificados.
Espero ter ajudado