Respostas
A pólis grega era uma unidade política autônoma, diferentes pólis adotaram diferentes sistemas políticos e as pólis frequentemente cooperavam entre si, mas havia também casos de conflitos, e mesmo de guerras.
A autonomia política significava que, dentro de seus territórios pequenos, a pólis funcionava praticamente como um país. Tinha o seu próprio exército, os seus próprios líderes e as suas próprias fronteiras, não obedecendo a ninguém, salvo caso de conquista, que não fosse da pólis.
Os sistemas políticos variavam de acordo com a cultura e os interesses dos habitantes da pólis, de modo que em Atenas prevalecia a democracia (durante o período clássico), um sistema que favorece a sociedade civil, enquanto que em Esparta prevalecia a Aristocracia, um sistema que favorecia o militarismo.
Já a cooperação era o principal modo como a pólis grega se desenvolvia, estabelecendo ligas de cidades e alianças de benefícios mútuos, assim como alianças militares. Um exemplo histórico que podemos citar é a Liga do Peloponeso
Resposta:
As principais características das polis gregas eram:
Possuía autonomia e detinha o poder;
• Eram autossuficiente (política, social e economicamente); • Tinham leis e organização sociais próprias;
• Propulsionou o surgimento da propriedade privada;
• Possuía Complexidade social.