Respostas
O que são (definição)
São aquelas que se apresentam como alternativa ao uso das fontes tradicionais de energia (petróleo, gás natural, hídrica e carvão mineral principalmente). As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental.
Exemplos de fontes alternativas de energia:
- Energia eólica - gerada a partir do vento.
- Energia solar (fotovoltaica) - gerada a partir dos raios solares.
- Energia geotérmica – obtida a partir do calor contida nas camadas mais profundas da terra.
- Energia mare motriz (das mares) – gerada a partir da energia contida nas ondas do mar.
- Biomassa – obtida a partir de matéria orgânica, principalmente de origem vegetal como, por exemplo, cana-de-açúcar.
- Nuclear - gerada através do processo de fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido
- Biogás – obtido dos gases provenientes da decomposição de resíduos orgânicos.
Importância do uso de fontes alternativas de energia
- Grande parte destas fontes é renovável. Essa é uma grande vantagem, pois, como sabemos o petróleo um dia vai acabar e o país que ficar dependente desta fonte de energia poderá enfrentar sérios problemas energéticos.
- Apresentam baixo ou nenhum índice de geração de poluição ambiental.
- Embora sejam mais caras para implantar o sistema de geração de energia, em longo prazo, são capazes de gerar economia.
- Unidades geradoras podem ser instaladas em áreas de difícil acesso para a chegada de fontes tradicionais de energia.
- Diversificação de fontes de energia alternativa tira do país a dependência das fontes tradicionais, que muitas vezes podem ser controladas por empresas estrangeiras ou outros países.
Fontes alternativas de energia no Brasil
Infelizmente o Brasil ainda usa pouco as fontes alternativas de energia. Grande parte da energia elétrica gerada no Brasil tem como origem as usinas hidrelétricas. Esse é um grande problema, pois em casos de crise hídrica (ocasionada por falta de chuvas, como ocorreu no início de 2014) pode ocasionar necessidade de racionamento de energia, além do aumento do preço.
Embora tenha um programa de uso do etanol, o país ainda é muito dependente dos combustíveis fósseis (gasolina e diesel) para abastecer a frota de veículos. Além de serem fatores de poluição do ar, são fontes não renováveis de energia.
A boa notícia é que vem aumentando no Brasil, nas últimas décadas, o uso de duas importantes fontes alternativas de energia: eólica e solar. Espera-se que o país possa fazer crescer, nos próximos anos, o uso dessas fontes alternativas em sua matriz energética.