Respostas
Olá, tudo bem?
Um poema utiliza palavras com um significado mais profundo, ou seja, as palavras escritas expressam os pensamentos e sentimentos do escritor. Esses sentimentos podem ser os mais variados, desde felicidade a tristeza, solidão, amor, dor, etc. Os poemas podem usar rimas ou não, também podem apresentar metáforas e aliterações.
O Cordel é um folheto que contém poemas populares, tem um papel importante na cultura brasileira, principalmente no Nordeste. O nome cordel se origina devido a serem expostos para venda pendurados em cordas. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados.
O que diferencia um poema de um cordel é que a literatura de cordel tem como principais características a linguagem coloquial , humor, ironia e sarcasmo e forte presença de métricas e rimas, enquanto os poemas tradicionais apresentam uma linguagem mais formal e profunda, com maior liberdade poética e demonstração de sentimentos do escritor.
O que há de diferente entre poema e cordel é:
- O gênero poema abrange manifestações estilísticas diversas, movimentos literários e estéticas distintas, que podem ser encontrados em variadas formas e estruturas;
- E a literatura de cordel é uma manifestação a parte, com estilo definido e limitações estéticas, fazendo dela uma manifestação inserida dentro do gênero poema.
O Cordel Brasileiro
A literatura de cordel é uma manifestação literária típica do nordeste brasileiro.
Foi durante o Renascimento em Portugal que surgiram os primeiros "cordéis". Eram simples folhetos com versos sobre algum assunto, postos a venda dependurados em encordoamentos. Daí provém o seu nome.
Mas as características mais marcantes dessa expressão artística na cultura brasileira foram desenvolvidas na região nordeste, como:
- Coloquialismo
- Material barato
- Xilogravuras e ilustrações nas capas
- Os temas abordados: regionalismo, tradições, lendas, o cotidiano e temas sociais.
Saiba mais sobre literatura de cordel em: https://brainly.com.br/tarefa/3875662
#SPJ3