A angiotensina II é um peptídeo integrante do sistema renina-angiotensina-aldosterona. Sua formação se dá pela ação da enzima conversora de angiotensina sobre a angiotensina I. Este composto exerce várias funções no organismo.Sobre as ações da angiotensina II, é correto o que se afirma na alternativa:Escolha uma:a. Estimula a reabsorção tubular de Na+.b. É convertida a angiotensina I nos pulmões.c. Resulta na redução do volume extracelular.d. Diminui a pressão sanguínea sistêmica. Incorretoe. Inibe a secreção de aldosterona.
Respostas
Sistema Renina Angiotensina (SILVERTHORN, 2010 – pag. 663)
A angiotensina II (ANG II) é o sinal usual que controla a liberação de aldosterona do córtex suprarrenal. A ANG II é um componente do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), uma via complexa com várias etapas para a manutenção da pressão do sangue. A vis SRAA inicia quando as células granulares justaglomerulares na arteríolas aferentes de um néfron secretam uma enzima chamada renina. A renina converte uma proteína plasmática inativa, angiotensinogênio, em angiotensina (ANGI). Quando a ANG II no sangue encontra uma enzima denominada enzima conversora da angiotensina (ECA), a ANG I é convertida em ANG II.
Pensava-se que esta conversão acontecesse apenas nos pulmões, mas saba-se agora que a ECA está presente no endotélio dos vasos sanguíneos em todo o corpo. Quando a ANG II no sangue alcança a glândula suprarrenal, ela estimula a síntese e a liberação da aldosterona. Finalmente, no néfron distal, a aldosterona inicia uma série de reações intracelulares que causam a reabsorção de Na+ no túbulo.
Os estímulos que ativam a via SRAA são todos relacionados direta e indiretamente com a baixa pressão do sangue:
1. As células granulares são diretamente sensíveis à pressão do sangue. Elas respondem à baixa pressão do sangue nas arteríolas renais, secretando renina.
2. Os neurônios simpáticos, ativados pelo centro de controle cardiovascular quando a pressão do sangue diminui, terminam nas células granulares e estimulam a secreção de renina.
3. A retroalimentação parácrina – da mácula densa no túbulo distal para as células granulares – estimula a liberação de renina. Quando o fluxo de líquido no túbulo distal é relativamente alto, as células da mácula densa liberam substâncias parácrinas, as quais inibem a liberação de renina. Quando o fluxo de líquido no túbulo distal diminui, as células da mácula densa sinalizam para as células granulares secretam renina.
A reabsorção de sódio não eleva diretamente a pressão do sangue, mas a retenção de Na+ aumenta a osmolaridade, estimulando a sede. Quando a pessoa bebe mais líquido o volume do LEC aumenta. Quando o volume do sangue aumenta, a pressão do sangue também aumenta.
Contudo, os efeitos da via SRAA não estão limitados à liberação da aldosterona. A angiosterona II é um hormônio notável com efeitos adicionais que levam ao aumento da pressão do sangue. Estas ações fazem da ANG II um hormônio importante por si mesmo, não meramente como uma etapa intermediária na via de controle da aldosterona.
resposta correta: Estimula a reabsorção tubular de Na+.