Descontentamento e revolta dos excluídosA Avenida Central foi aberta em 1905. A varíola desapareceu da cidade com a vacinação em massa obrigatória. O cais do porto foi remodelado e reequipado.“O Rio civiliza-se”, diziam então muitos, encantados com o cenário parisiense montado no centro da cidade (...).Estava feita a reforma que transforma o Rio de Janeiro na capital do progresso (...).Por trás do cenário francês da Av. Central, estava p Brasil de verdade, onde pouca coisa mudara com a proclamação da república.Por trás da barulheira e da agitação com as obras de reformulação da capital estava a rotina de um país que substituíra o açúcar pelo café na pauta de exportação, que deixara de ter escravos para ter ex-escravos, imigrantes e trabalhadores nacionais trabalhando no pesado e onde os barões do império virtatam ministros da república. Por trás do discurso do progresso estava a preocupação com aordem, uma ordem que excluía muitos da cidadania plena e que hierarquizava a sociedade como um todo. (...)Nos sertões, outra forma de sonho de uma ordem diferente se esboçava: alguns, cansados da vida dura que levavam no campo, tentarm construir um mundo à parte, fora de ordem que os escluía, um espaço onde as normas e a disciplina fossem de outra natureza. Para construir essa outra sociedade, levavam o que possuíam: sua gente, sua religiosidade, certamente diversa da doutrina oficial da Igreja católica, e sua fé na promessa de que a terra – ao menos aquela terra em que pisavam – seria,a enfim, uma terra deles.1) de acordo com o texto do boxe acima no RJ do inicio do seculo"por tras do discurso do progresso estava a preocupaçao com a ordem" responda:a) que ordem era essa?b)qual era o motivo da preocupaçao com ela?2) sintetize os principais acontecimentos da revolta da vacina. mencione as causas dessa revolta e como ela terminou
Respostas
Olá! ;)
1) de acordo com o texto do boxe acima no RJ do inicio do seculo"por tras do discurso do progresso estava a preocupaçao com a ordem" responda:
a) que ordem era essa?
O texto se refere à ordem como sendo as relações sociais que regiam a sociedade de estrutura republicana mas com fortes resquícios dos tempos imperiais.
b)qual era o motivo da preocupaçao com ela?
O Presidente da época, Rodrigues Alves, se preocupava com o reestabelecimento da ordem pois uma falta dela poderia causar grande descontentamento da massa, podendo essa insatisfação acabar gerando uma revolta que o tiraria do poder. Uma curiosidade acerca disso, é que os militares se aliaram à revolta com o objetivo de tirar o presidente do poder, mas acabou sendo uma tentativa falha.
2) sintetize os principais acontecimentos da revolta da vacina. mencione as causas dessa revolta e como ela terminou
A revolta da vacina foi um movimento popular que ocorreu no Rio de Janeiro em 1904. Tratando-se de uma revolta contra a vacina da varíola.
Com a disseminação do vírus pela cidade do Rio de Janeiro pelas péssimas condições em que a cidade se encontrava, o presidente Rodrigues Alves então decidiu nomear um engenheiro como prefeito da cidade e o médico Oswaldo cruz como diretor da Saúde Pública. Iniciando-se assim medidas para o combate às doenças, tais como a reurbanização da cidade que realocou milhares de pessoas, sobretudo pobres. Todo esse movimento atrelado à decisão do governo de implantar a vacina para um povo sem conhecido, acabou culminando na revolta.
Com o caos gerando na cidade por conta da vacina, o governo decretou estado de sítio e usou forças policiais para controlar a situação. Houveram 30 mortes e 100 feridos durantes os conflitos além do que várias pessoas foram presas e deportadas para o Acre.