• Matéria: Pedagogia
  • Autor: karinamagalhaes
  • Perguntado 8 anos atrás

São mitos do pensamento positivista que tem Durkheim como seu defensor: 1- a ciência é a única forma adequada de conhecimento, em detrimento de outras abordagens do real; 2- admitir que o conhecimento verdadeiro é apenas o que pode ser provado, experimentado (reducionismo); 3- a transmissão do conhecimento assim acontece : “o professor ensina”, “o aluno é objeto e não sujeito da ação”; Analise e critique os mitos apresentados acima fundamentando sua análise na “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire.

Respostas

respondido por: ferretti
4
Bom dia!


1- a ciência é a única forma adequada de conhecimento, em detrimento de outras abordagens do real;
Isso é claramente uma visão positivista criticada pela perspectiva freiriana que entende o conhecimento construído nas relações sociais como uma forma válida e importante de experimentar o mundo.

2- admitir que o conhecimento verdadeiro é apenas o que pode ser provado, experimentado (reducionismo);
Essa perspectiva é criticada por negar a subjetividade dos indivíduos envolvidos no processo educacional, assim, como propõe Freire, deve-se pensar o aluno em sua integralidade, reconhecendo-se seu conhecimento informal.

3- a transmissão do conhecimento assim acontece : “o professor ensina”, “o aluno é objeto e não sujeito da ação”; 
Para Freire essa afirmação está incorreta, a medida que o aluno também tem conteúdo e vai construindo esse conhecimento junto ao que o professor propõe.

Abraços!
Perguntas similares