A legenda indica a presença de banquisas camadas flutuantes e superficiais de gelo. Porque elas teriam se formado
Respostas
As banquisas se formam quando a camada superior da água do mar congela. O contato com o ar frio nas regiões polares, bem como a baixa incidência de raios solares contribuem para que a temperatura abaixe.
Mesmo a água do mar congelado a uma temperatura inferior ao zero graus Celcius em que a água pura congela, devido a presença de sal, esta fina camada começa a se congelar.
A água segue se congelando em camadas, podendo inclusive atingir espessuras da ordem de dezenas de quilómetros. As placas podem se chocar lateralmente, originando zonas de pressão entre as placas de gelo, que ficam mais espessas nas bordas.
As banquisas ocorrem nas zonas polares, entretanto as do Polo Sul são sazonais. Ocorrem no inverno e chegam a desaparecer por completo no verão. No Polo Norte são espessas e não desaparecem, porém chegam a reduzir a sua área pela metade no verão.
As banquisas podem ser prejudiciais a navegação, chegando a destruir os cascos das embarcações. No polo norte, permitem que os ursos polares caminhem sobre elas e possam caçar com maior desenvoltura, explorando maiores áreas.