Respostas
respondido por:
2
1939
Com a descoberta de petróleo em Lobato, na Bahia, impulsionaram novas pesquisas do CNP na região do Recôncavo baiano. Já 1941 foi perfurado um novo poço que originou o campo de Candeias, que foi o primeiro a produzir petróleo no Brasil.
Na década de 40 surge uma nova polêmica: qual seria a política mais adequada a ser adotada pelo Brasil em relação à exploração do petróleo. Alguns grupos defendiam o regime do monopólio estatal, enquanto outros, a iniciativa privada.
1946
O país com uma nova constituição também dá início a uma campanha nacionalista em defesa da soberania brasileira sobre o recurso natural, chamado “O Petróleo é Nosso!”.
1948
É fundado o Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional (CEDPEN). O CEDPEN passa a gerir uma campanha do petróleo no Brasil, articulando militares, estudantes, homens públicos e intelectuais.
1953
Depois de uma campanha popular, o presidente Getúlio Vargas assinou nesse ano a lei que estabeleceu o monopólio estatal da pesquisa e lavra, refino e transporte do petróleo e seus derivados, criando a Petróleo Brasileiro S.A - Petrobras para exercer tal finalidade. A lei dispõe sobre a política nacional de petróleo e define as atribuições do Conselho Nacional de Petróleo.
1963
A produção brasileira nesta década era de 2.700 barris/dia, enquanto o consumo nacional era um total de 170 mil barris diários. Nesse ano, o mercado foi ampliado, abrangendo as atividades de importação e exportação de petróleo e seus derivados.
Em 1963, aconteceu a primeira descoberta de petróleo no mar, no Campo de Guaricema, em Sergipe. A plataforma Petrobras 1 (P-1) é instalada pela Companhia de Comércio e Navegação no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ). A P-1 iniciou as atividades de perfuração no estado sergipano, sendo a primeira plataforma de perfuração flutuante instalada no país e equipada com uma sonda para perfurar poços de até 4 mil metros.
1974
Houve a descoberta de petróleo na Bacia de Campos, na área costeira do estado do Rio de Janeiro. A descoberta foi decorrente da necessidade de diminuir a dependência do país do mercado internacional, a fim de melhorar e deixar positiva a balança comercial, já que em 1973, houve o primeiro choque do petróleo.
1975
O Governo Federal libera a assinatura de contratos de serviços com cláusula de risco, aceitando a participação de empresas privadas na exploração. Entretanto, as empresas investiam em exploração e se obtivesse sucesso, receberiam os investimentos alcançados e uma recompensa em petróleo ou em dinheiro, porém a produção seria operada pela Petrobras.
1984
Descoberta do primeiro campo gigante do país: Albacora, situado na Bacia de Campos (RJ). O país alcança a meta-desafio de produção de 500 mil barris diários de petróleo. No ano seguinte, a descoberta do segundo campo gigante do país: Marlim, situado também na Bacia de Campos no Rio de Janeiro.
1988
Começa a exploração no Alto Amazonas, no Campo do rio Urucu.
1994
Surge à primeira plataforma semissubmersível, projeto desenvolvido pela Petrobras, no campo de Marlim, situado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Dois anos posteriores, descobrem o terceiro campo gigante do país: Roncador, também situado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
1997
O Brasil passou a aceitar a presença de outras empresas para competir com a Petrobras nas atividades petrolíferas, ou seja, o fim do monopólio petrolífero. Instituíram o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), depositando a responsabilidade da ANP para as concessões de exploração de petróleo, agora em regime de iniciativa livre. No mesmo ano, o país chega a um recorde de um milhão de barris/dia e o gasoduto Brasil-Bolívia começa a ser construído. A partir deste momento, a exploração petrolífera foi intensificada e, em consequência disso, houve a necessidade de formar e especializar mão de obra para atender às necessidades da indústria petrolífera brasileira.
Com o aumento nos investimentos em exploração e produção de petróleo e gás natural, decorrente da lei citada anteriormente, foram descobertos outros lugares para perfurar na Bacia de Campos, como também foram descobertas outras bacias no Espírito Santo e Santos.
2000
Um novo recorde nacional: a Petrobras produz o petróleo a uma profundidade de 1.877m, no Campo do Roncador.
2003
No Campo do Mexilhão situado na Bacia de Santos, descobrem uma nova e maior jazida de gás natural.
2005
Foram achados os primeiros vestígios de petróleo no pré-sal, com volumes entre cinco a oito bilhões de barris de petróleo e gás natural.
2006
O Brasil foi considerado autossuficiente na produção de petróleo, a Petrobras passou a marcar aproximadamente 2 milhões de barril/dia. Esse número era o suficiente para suprir o consumo do mercado interno, que era de aproximadamente 1,8 milhões de barris/dia.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás