Respostas
Características da Cultura Muçulmana
Originalmente, a cultura muçulmana teve lugar entre os pastores semitas das diferentes tribos que foram reunidas pelo profeta Maomé. Após sua morte, em 632, a Arábia foi unificada e teve início a expansão do Império Árabe, este totalmente embasado nos preceitos do islamismo e liderado por um califa.
Sem espanto, o sistema sociopolítico indicado pelo profeta e escrito nos livros sagrados da religião muçulmana se espalhou pelos mares Mediterrâneo, Vermelho e pelo Oceano Índico, onde estabeleceram grandes rotas comerciais e a cultura maometana em formação encontrou-se com as culturas bizantina, persa, chinesa e indiana, assimilando-lhes os aspectos culturais ao mesmo tempo em que preservava os costumes e crenças dos povos conquistados.
CulináriaDe partida, vale frisar que alguns alimentos e bebidas são proibidos pela cultura muçulmana, dentre eles as bebidas alcoólicas e a carne de porco, além dos animais mortos em causas naturais ou por outro animal selvagem. Portanto, a base da alimentação é composta por carnes de peixes, aves domésticas, cabras, gado, camelo e carneiro, servidos assados ou fritos e temperados com especiarias orientais.
ReligiãoA Religião que guia a cultura muçulmana é o Islamismo, o qual é monoteísta e têm como livro sagrado mais importante o “Alcorão”, escrito por Maomé, considerado pelos muçulmanos o último profeta de Deus. Assim, aos maometanos é cobrado a declaração de fé, cinco orações diárias, caridade, jejuar durante o mês sagrado do Ramadã e peregrinar à cidade sagrada: Meca.
CasamentoO casamento muçulmano diferencia-se em cada região em que é celebrado e caracteriza-se, via de regra, como um contrato no qual está previsto o pagamento de um valor à família do noivo, a qual procura pela noiva e deve aceitar a oferta do pai da noiva. Ademais, temos de destacar que as leis muçulmanas permitem que um homem tenha até quatro mulheres e que somente os homens podem se casar fora da sua religião.
Mulheres
Na cultura muçulmana, a diferenças entre homens e mulheres são nítidas no que diz respeito aos papéis, direitos e deveres de cada gênero. Assim, na maioria dos países muçulmanos, as mulheres têm plenos direitos religiosos para decidirem sobre casamento, divórcio, vestuário e educação. Contudo, em outros, elas lidam com restrições para determinar seu estado civil, estudar e trabalhar, uma vez que devem obediência aos homens.
Atualmente a maioria dos muçulmanos habitam a Ásia e África, onde as maiores populações muçulmanas se encontram: Indonésia (184 Milhões), Bangladesh (119 Milhões), Paquistão (116 Milhões), Turquia (67 Milhões), Irã (56 Milhões) e Egito (48 Milhões). Paralelamente, a religião islâmica que é o pilar da cultura muçulmana é a que mais cresce no mundo e já é a segunda religião mais importante do planeta, com mais de 50 países de maioria maometana e mais de 1,57 bilhões de pessoas em 2009.