• Matéria: História
  • Autor: Mirelinha1
  • Perguntado 8 anos atrás

Faça uma comparação e Cultura e religião romana deixada para a humanidade hoje.

Respostas

respondido por: Malexandre1
1
A importância de Roma como centro de difusão cultural do Ocidente foi tamanha que até os dias atuais algumas características do maior Império da Antiguidade ainda se fazem presentes.

As influências romanas são tantas que nos deparamos com elas todos os dias. Ou você não conhece um Augusto, um Júlio, um César, um Adriano, um Antônio? Ou mesmo você, que está lendo este texto, pode ter um desses nomes, que eram de pessoas que marcaram a história de Roma.

Isso ocorre em virtude da importância de Roma para o mundo ocidental. São nomes que permaneceram conhecidos ao longo do tempo e são utilizados até os dias atuais. Mas não são apenas os nomes que demonstram as influências romanas em nossa vida atual.

A língua que falamos no Brasil, a língua portuguesa que herdamos dos colonizadores, é uma língua derivada da língua falada em Roma: o latim. Também são derivados do latim o espanhol, o francês, o romeno e o italiano.

Além disso, o latim influenciou inúmeras palavras em idiomas como o inglês e o alemão. O latim também é utilizado para dar os nomes científicos de plantas e animais. A Igreja Católica, que se diz herdeira de Roma, tem ainda hoje como língua oficial o latim. Há não muito tempo, as missas eram todas celebradas em latim.

Usamos palavras em latim para definir alguns termos, principalmente os jurídicos. É o caso do habeas corpus. Nesse campo do conhecimento e da organização social — a ciência jurídica, o mundo ocidental sofreu intensa influência romana. Os códigos jurídicos atuais são também influência romana. Os Códigos de Lei romanos foram construídos ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças que ocorriam nas relações sociais da população.


Mirelinha1: Obrigada :)
Perguntas similares